Viagem internacional sem passaporte? É possível! Entenda as regras para viajar pela América do Sul

Viagem internacional sem passaporte? É possível! Entenda as regras para viajar pela América do Sul

Banner 728x90 Banner 300x100

Quer fazer uma viagem internacional, mas não tem passaporte? Descubra destinos incríveis viajando só com o seu RG.

Uma boa parte dos brasileiros que desejam viajar buscam destinos internacionais. Afinal, existem outras belezas, curiosidades e culinárias para conhecer fora do Brasil. Mas, é possível fazer uma viagem internacional sem o passaporte? 

A resposta é sim. A apresentação do passaporte não é obrigatória para acessar alguns países da América do Sul. Porém, a não obrigatoriedade do documento não descarta a necessidade de apresentar outras informações, como RG, comprovantes de vacinação e outros tipos de certidão. 

Além disso, em viagens internacionais, os brasileiros devem se planejar com ainda mais atenção. Os custos, por exemplo, podem ser calculados com base em outras moedas, mesmo que a compra seja feita ainda no Brasil. Por isso, é necessário ficar atento aos valores gastos.  

Quer conhecer quais são os países que não precisam da apresentação do passaporte brasileiro? Veja a seguir e entenda as regras para que a sua viagem internacional seja feita sem problemas.

Como fazer viagens internacionais sem passaporte?

As viagens internacionais sem passaporte são uma alternativa para conhecer outros países com menor burocracia. Hoje, o documento é obrigatório na chegada aos Estados Unidos, Canadá, México, Japão, China e outros destinos. Além do passaporte, a emissão do visto é obrigatória nesses países, uma vez que garante a permanência no local.

Mesmo que a apresentação do passaporte não seja obrigatória em alguns países, isso não quer dizer que os brasileiros não tenham que apresentar outros documentos. O porte de um documento com foto (RG, CNH ou CTPS) nessas viagens é fundamental, afinal eles identificam os turistas e a sua origem. 

Em tese, os países nos quais os brasileiros podem entrar sem passaporte estão na América do Sul. Ou seja, no próprio continente americano, é possível conhecer outras culturas com menores burocracias. 

A liberação para visitar outros territórios da América do Sul sem a necessidade de um passaporte brasileiro se dá por conta do bloco Mercosul e de outros acordos. Desse modo, a circulação entre países latinos possui menos burocracias, o que acaba favorecendo a economia e as relações internacionais.  

Quais são os países da América do Sul para entrar sem passaporte? 

Como dissemos há pouco, os países para visitar sem a necessidade do passaporte brasileiro estão na América do Sul. Nesse sentido, os viajantes do Brasil têm uma liberdade maior para fazer uma viagem internacional. Além disso, não é necessário emitir vistos ou ter o passaporte em mãos, apenas o RG. 

Veja abaixo quais são os países que não precisam do passaporte brasileiro para serem visitados.

Argentina

A Argentina permite que os brasileiros acessem o território sem a apresentação do passaporte. No país, os brasileiros conseguem visitar a capital Buenos Aires e aproveitar restaurantes, bares, clubes de tango, entre outras atrações.

Bolívia

A Bolívia está entre os territórios que podem ser visitados por brasileiros sem a necessidade do passaporte brasileiro. No país, os turistas podem visitar o maior deserto de sal do mundo, o Salar de Uyuni, a ilha Isla del Sol, próximo ao famoso Lago Titicaca, e a cidade de La Paz. 

Chile

O Deserto do Atacama está entre os destinos buscados por quem visita o Chile. O local é considerado um dos mais quentes do mundo, com baixas temperaturas durante a noite. No país, onde o passaporte brasileiro também não é obrigatório, os turistas podem esquiar no Valle Nevado e visitar o Parque Nacional Torres del Paine. 

Colômbia

O acesso à Colômbia também não solicita a apresentação do passaporte brasileiro. Entre os pontos turísticos estão a ilha de San Andrés, o Castelo de San Felipe de Barajas e a cidade de Cartagena das Índias. 

Equador

Quer conhecer um vulcão? No Equador está localizado o Cotopaxi, um dos maiores do mundo. O vulcão está presente no Parque Nacional e já teve algumas erupções ao longo dos anos. Além dele, o país em que brasileiros podem visitar sem passaporte também possui monumentos e outras atrações. 

Paraguai

O Paraguai está entre os países que os brasileiros têm acesso sem o passaporte. Como o país faz fronteira com o Brasil, é comum que os turistas entrem no território para fazer compras e visitar a região com menos burocracia.

Peru

O Machu Picchu está localizado em território peruano e é um dos pontos turísticos preferidos de viajantes ao redor do mundo. A construção milenar feita em cima da Cordilheira dos Andes do Peru é famosa pela disposição de peças, que arqueólogos ligam a construção ao Império Inca. 

Uruguai 

O Uruguai possui uma extensa variedade de pontos turísticos para os brasileiros que desejam conhecer a região. O país, por sua vez, é marcado pelas praias, museus e outros locais que fazem parte da história do território, como a praia de Punta del Este. 

Venezuela

Entre os países para brasileiros visitarem sem a obrigatoriedade do passaporte está a Venezuela. Lá, os turistas podem conhecer ilhas, parques ecológicos e outros pontos turísticos, como o Monte Roraima, que cruza também o Brasil e Guiana. 

Quais documentos levar em viagens internacionais sem o passaporte? 

Basicamente, o RG é documento obrigatório para acessar os países da América do Sul sem o passaporte brasileiro. A regra geral é que um documento com foto seja apresentado, o que garante a identificação do turista e da sua origem brasileira. 

Entretanto, vale considerar a inclusão de outros documentos para uma maior segurança. Quem pretende dirigir no destino, por exemplo, não deve se esquecer da Carteira de Habilitação (CNH). 

A Carteira de Vacinação também é um documento essencial para viajar com maior segurança, tendo em vista que as vacinas reduzem o risco de doenças. Ter o documento com as doses atualizadas também protege os cidadãos dos países. 

Por último, se houver a contratação, é necessário ter por perto a apólice do seguro-viagem. Em caso de transtornos ou emergências, o seguro poderá ser acionado pelo titular. 

Como planejar uma viagem na América do Sul? 

Como vimos acima, o passaporte não é um documento obrigatório para brasileiros que desejam visitar alguns países na América do Sul. Ou seja, a emissão do documento é menos uma burocracia para os viajantes terem de resolver antes do embarque. 

Entretanto, é fundamental planejar a viagem internacional com antecedência, incluindo a compra de passagens, a reserva de hotéis e a escolha das atividades no local. Esta parte é fundamental para ter uma experiência tranquila nas férias.

Em alguns locais nos países da América do Sul, principalmente os territórios próximos ao Brasil, o real (R$) é aceito nas compras. Então, vale a pena pesquisar sobre o destino da viagem e reservar uma quantia em dinheiro para aproveitar as férias. 

Com relação às roupas e calçados, considere os locais que serão visitados e as atividades que serão feitas na viagem. Se for conhecer montanhas e percorrer distâncias maiores, por exemplo, não esqueça de um bom par de tênis e de levar roupas confortáveis.

Contudo, não esqueça também de pesquisar os custos com passagens e analisar em quais períodos os bilhetes estão com preços menores. Isso contribui para reduzir os custos totais da viagem. 

Seguro-viagem é obrigatório em viagens sem passaporte?

Uma alternativa para fazer viagens até países da América do Sul com maior tranquilidade é a contratação de um seguro-viagem. De acordo com a cobertura escolhida, os brasileiros que viajam sem o passaporte para os países conseguem assistência por extravio de bagagens, cancelamento de voos e outros transtornos. 

Em viagens sem a obrigatoriedade do passaporte, a contratação do seguro-viagem não é obrigatória. Mas, os serviços de assistência podem ser úteis em caso de emergências durante a viagem, ainda mais se houver gastos médicos. 

Além disso, durante a cotação do seguro-viagem, a empresa fará uma análise com base no país de destino, o que considera riscos e outras informações para definir valores. Avalie o preço para contratar o seguro-viagem antes do embarque. 

Teve problemas com a sua viagem? Conte com a Voe Tranquilo!  

O planejamento de viagens internacionais é essencial para aproveitar o período no local escolhido sem problemas. No entanto, imprevistos podem ocorrer, o que pode prejudicar a sua viagem. Nesses casos, é necessário saber o procedimento para buscar ajuda se houver necessidade. 

Caso a companhia aérea não preste o apoio necessário com o extravio de bagagens, cancelamento de voos, overbooking e outros transtornos, é necessário buscar os seus direitos junto aos órgãos do consumidor. 

A Voe Tranquilo possui especialistas em direitos do consumidor que podem tentar uma compensação justa com a companhia aérea. Envie informações sobre o seu caso no site para que seja avaliado a possibilidade de resolução. Ficaremos felizes em ajudar. 

Veja também! 

Importante!

Esse texto tem caráter informativo e busca orientar consumidores sobre seus direitos. Somente um advogado é capaz de oferecer atendimento jurídico.

Caso seja necessária alguma retificação desse conteúdo, por favor, entre em contato pelo e-mail [email protected]

Compartilhar

Compartilhar pelo WhatsApp Compartilhar pelo Facebook mail_outline