Seguro viagem: entenda o que é, para que serve e como contratar

Seguro viagem: entenda o que é, para que serve e como contratar

Quem utiliza muito o transporte aéreo certamente já recebeu ofertas de seguro viagem. Mas você sabe como esses seguros funcionam?

Imprevistos e emergências podem acontecer em qualquer tipo de situação e em uma viagem aérea não seria diferente. Contar com a assistência de um seguro de viagem garante mais tranquilidade e segurança aos viajantes.

O seguro de viagem oferece uma proteção extra ao passageiro e aos acompanhantes. Ele funciona como um seguro de saúde temporário durante a viagem e poderá ser acionado em qualquer emergência.

Imagine estar em um outro país e sofrer algum tipo de problema de saúde? É para te amparar nesses momentos que o seguro de saúde em viagens foi criado.

Neste artigo vamos trazer todos os detalhes sobre o seguro de viagem. Vamos ao conteúdo!

O que é um seguro viagem?

O seguro viagem, como o nome já diz, é uma forma de seguro que garante ao passageiro uma maior tranquilidade quanto a imprevistos em sua viagem. Com ele, situações como problemas de saúde durante as férias e até mesmo a perda ou extravio de bagagens estão cobertas pela seguradora. 

O serviço do seguro viagem é essencial para qualquer tipo de viagem, dentro e fora do país, pois garante aos viajantes uma tranquilidade a mais em caso de qualquer imprevisto.

Por que contratar o seguro viagem?

O seguro de viagem é recomendado em todos os tipos de situação. Isso porque qualquer pessoa pode sofrer algum imprevisto durante uma viagem.

Existem seguros viagem válidos tanto para o território nacional quanto para outros países.

Imagine que você coma alguma coisa em outro país e tenha uma reação alérgica. Com o seguro viagem você não precisa se preocupar com os custos, formas de pagamento e outros detalhes burocráticos do seu atendimento médico.

Basta ligar para a companhia do seguro que eles saberão como resolver toda a situação.O viajante precisa estar preparado para qualquer tipo de imprevisto durante o período em que estiver fora de sua cidade ou país.

O seguro viagem também atende em casos mais graves, como uma fratura de um braço, por exemplo. Sem esse serviço, o viajante teria que custear do próprio bolso os primeiros atendimentos. Quase nenhum país no mundo oferece tratamento de saúde gratuito para estrangeiros.

Pagar esse tipo de atendimento em outra moeda pode sair muito caro. O seguro viagem garante atendimento, transporte de ambulância e a internação do viajante, se necessário.

Vale a pena contratar um seguro viagem?

Em toda viagem existe um risco de saúde. Acidentes podem acontecer e, até mesmo ao comer um simples prato típico, o viajante corre o risco de não se sentir muito bem.

Imagine estar passeando na França e, por um descuido, ser atropelado por um ciclista. É um acidente que não estaria previsto nem no planejamento mais realista, mas, infelizmente, pode acontecer.

Por isso, quando a pergunta é se vale a pena contratar um seguro viagem, a resposta é: com certeza. Ao viajar coberto por um seguro, o turista pode ficar tranquilo e aproveitar ao máximo sua experiência, sem se preocupar com os imprevistos, afinal, ele sabe que em caso de alguma emergência, pode contar com o suporte oferecido pela seguradora.

Além disso, os planos de seguro viagem não costumam custar muito caro, tendo em vista o benefício que eles oferecem. O ideal é que esse custo seja considerado já no orçamento da viagem. 

Também é importante saber que em alguns países o seguro viagem é uma exigência aos turistas. Ou seja, não vale a pena correr o risco de viajar sem ter um seguro de viagem.

As principais empresas de seguro no mercado possuem sites bem estruturados para que o passageiro possa contratar os serviços. Abaixo, vamos citar as principais do mercado.

Como contratar o seguro viagem?

Um seguro de viagem pode ser contratado das mais diversas formas, online ou presencialmente. Existem muitas empresas especializadas no ramo, mas companhias aéreas, agências de viagens e até mesmo empresas de cartão de crédito podem oferecer esse serviço. 

Conheça as principais empresas de seguro viagem e saiba um pouco mais sobre os planos oferecidos por elas. Confira!

Empresas especializadas em seguro viagem

Seguro viagem da Assist-Card

Para contratar o seguro viagem da Assist-Card, o viajante deverá acessar o site da empresa, preencher um formulário com o destino da viagem, bem como as datas de embarque e retorno. 

Além disso, são solicitadas informações de quantos passageiros estarão no pacote de seguro. A empresa categoriza os passageiros em três grupos:

  • Adultos 22-69 anos;
  • Crianças 0-21 anos;
  • Idosos 70-85 anos.

Ao solicitar o orçamento do seguro viagem, a Assist-Card levará em consideração essas informações para oferecer o melhor plano.

A Assist-Card possui parceria com a Multiplus, um serviço de milhas aéreas. Ao contratar pacotes mais completos, é possível acumular vários pontos Multiplus. Esses pontos podem ser acumulados e trocados até mesmo por passagens aéreas.

Seguro viagem da Cardinal Assistance

Para orçar o seguro de viagem da Cardinal Assistance, os passos são parecidos. O viajante deverá acessar o site da empresa e fornecer alguns detalhes de sua viagem, como origem, destino, datas de embarque e retorno, além de quantos passageiros farão parte do pacote e suas respectivas faixas etárias. 

Além disso, a Cardinal Assistance solicita dados de contato como email e telefone, pois é dessa forma que será feito o contato para apresentar a cotação do seguro.

Seguro viagem da Mapfre

A Mapfre é uma das empresas brasileiras mais conhecidas quando o assunto é seguro. Além de planos de seguro para carros, motos, residência e vida, a empresa também atende o seguro viagem.

Para pedir um orçamento do seguro viagem da Mapfre, o viajante deverá acessar o site da seguradora e informar o tipo de viagem.

Também será necessário informar o destino, bem como a data de saída e chegada. A Mapfre possui apenas duas categorias de passageiros. Os que estão abaixo de 71 anos e os que estão acima dessa idade.

Ao informar a quantidade de passageiros em cada categoria, será apresentada a cotação do seguro para viagem.

Seguro viagem da Mondial Travel

A Mondial Travel é uma empresa da Allianz Seguros, uma das mais maiores empresas de seguros no Brasil e no mundo. Em seu site é possível fazer a cotação do seguro viagem de forma descomplicada.

Será preciso informar a data de saída e chegada, origem e destino da viagem, bem como o motivo. Na Mondial, há três categorias de passageiros:

  • Passageiros de 0 a 70 anos;
  • Passageiros de 71 a 85 anos;
  • Passageiras gestantes.

Após o preenchimento das informações, o site mostrará as melhores propostas de seguro da empresa, que poderão ser pagas à vista ou divididas no cartão de crédito.

Além da opção de seguro para uma única viagem, na Mondial Travel ainda é possível contratar um seguro anual multidestinos, que garante a segurança de um seguro válido em todos os continentes em viagens aéreas e marítimas, o que pode ser uma boa opção para quem viaja constantemente.

Seguro viagem da Travel Ace

A Travel Ace é uma empresa que está presente em mais de 150 países do mundo e possui um site onde é possível consultar os planos de seguro viagem oferecidos pela empresa.

Semelhante às demais empresas, a Travel Ace solicita informações de origem e destino, datas de ida e volta, dados para contato e a quantidade de pessoas incluídas no seguro.

Toda a negociação da proposta de seguro viagem é feita por um dos meios informados na solicitação da proposta e o contato da empresa não costuma demorar muito.

Seguro viagem da Vital Card

A Vital Card divulga todas as coberturas e assistências oferecidas em seus planos de seguro viagem logo na página inicial de seu site.

A cotação de seguro dessa empresa pode ser feita online, informando o destino, data de ida e volta e quantos passageiros farão parte do pacote, bem como por meio telefônico, e-mail ou Whatsapp. O horário comercial para atendimento é:

  • Segunda à sexta-feira: das 08h30 às 18h30;
  • Sábado: das 9h00 às 12h30.

Os telefones da empresa são o 0800 600 5058 ou 41 2109 67777. O Whatsapp é + 54 91139478804.

No site ainda constam os telefones para as várias sedes que a empresa possui pelo mundo.

Administradoras de cartão de crédito

Seguro viagem Mastercard

Quem possui cartões de crédito com a bandeira da Mastercard a partir da categoria Platinum tem o seguro de viagem oferecido como benefício pela empresa. Têm acesso ao seguro saúde em viagens da Mastercard o titular do cartão, bem como seu cônjuge e filhos dependentes.

O seguro oferecido pela Mastercard tem cobertura válida no mundo todo, exceto no Brasil, e não há limites para o número de viagens. As despesas médicas estão cobertas até o valor máximo de 25 mil dólares por pessoa. Além das despesas médicas, o seguro da Mastercad ainda oferece cobertura para traslado médico, despesas com prorrogação de estadia, entre outras.

Para isso, é necessário que a compra das passagens tenha sido feita com o cartão Mastercard. O cliente também deverá emitir o seu Bilhete de Seguro antes de viajar, que funcionará como uma apólice que deverá ser apresentada em caso de eventual ocorrência. No site da Mastercard é possível encontrar mais informações sobre as regras e benefícios do seguro viagem da empresa.

Seguro viagem Visa

Além da Mastercard, a Visa também oferece benefícios de viagem para seus clientes com cartões nas categorias Classic, Gold ou Platinum. Os benefícios e coberturas variam de acordo com a categoria do cartão de crédito e vão desde assistência em caso de atraso de bagagem ao seguro de emergência médica internacional.

A proposta poderá ser enviada diretamente pelo site da empresa, sendo necessário fazer o login com o e-mail e senhas cadastrados no portal.

Para mais informações sobre regras e benefícios oferecidos pela Visa, basta acessar o site da empresa

Conheça as principais coberturas do seguro de viagem

Os seguros de viagem foram criados prioritariamente para emergências médicas, mas se estendem a outros benefícios a depender do plano escolhido pelo viajante.

O plano de seguro escolhido trará na proposta todas as áreas e valores de cobertura em caso de utilização. Um plano mais caro garantirá mais benefícios e direitos se for utilizado.

No geral, os seguros viagem contemplam:

Despesas médicas, hospitalares e odontológicas

O seguro cobrirá qualquer gasto em alguma dessas categorias, limitado ao valor estipulado na apólice. A cobertura vai desde acidentes a situações de mal súbito do segurado.

Regresso sanitário

Esse tipo de regresso acontece quando o passageiro passa por uma situação que o impossibilita de voltar a sua cidade de origem por alguma enfermidade ou acidente.

Despesas de hospedagem após alta hospitalar

Se o segurado não tiver condições de retornar ao local de origem após a alta hospitalar, o seguro deverá cobrir todos os custos da hospedagem, incluindo familiares que estejam no mesmo plano de seguro.

Traslado do corpo

A seguradora também garante todos os custos com liberação e transporte de corpo em caso de falecimento até o domicílio ou local de sepultamento.

Indenizações em caso de morte ou invalidez

O passageiro ou a família terão direito à indenização em casos de falecimento ou invalidez permanente ou parcial que possam ter ocorrido durante a viagem.

A compensação financeira em caso de falecimento poderá ser feita de forma integral ou em forma de renda contínua. O que irá determinar é o que está acordado na apólice.

Localização de bagagem extraviada ou indenização

Os planos desse seguro também abrangem outras áreas não relacionadas à saúde. A localização de bagagem extraviada é um destes serviços.

Sem custo adicional em muitas empresas, este serviço garante a tranquilidade dos passageiros nos casos em que as bagagens não cheguem junto do passageiro ao destino.

Englobado nesse benefício também podemos citar a indenização em caso de extravio confirmado das bagagens. O valor dessa indenização é determinado pelo plano de seguro contratado.

Despesas jurídicas e pagamento de fiança

Em outros países o imprevisto pode ocorrer também no âmbito jurídico. Se o passageiro precisar de algum serviço nessa área, alguns planos de seguro oferecem o benefício de ressarcir todas as despesas jurídicas.

Em casos mais extremos, há também a possibilidade de pagamento antecipado da fiança. Tudo dependerá do grau do delito conforme a legislação do país.

Como acionar o seguro viagem

Caso ocorra alguma situação em que seja necessário acionar o seguro viagem, é fundamental que se tenham anotadas as informações de contato da seguradora escolhida. Outra dica é manter o meio de pagamento que foi escolhido na contratação do seguro em um local que seja de fácil localização.

O primeiro passo é entrar em contato com a seguradora para verificar o que deverá ser feito. A maioria das seguradoras possui unidades de atendimento em vários países e boa parte dos atendimentos é feito em português. Isso facilita muito para o viajante.

A partir do primeiro contato, é a companhia de seguro que vai te orientar quais serão os próximos passos. 

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Veja também!

Seguro bagagem: entenda o que é e como funciona

Certificado Internacional de Vacinação: o que é e como conseguir

Compartilhar

Compartilhar pelo WhatsApp Compartilhar pelo Facebook mail_outline
Seu voo atrasou ou foi cancelado alguma vez nos últimos 5 anos? Você pode ter direito a compensação. Verificar grátis
Coronavírus (COVID-19): Clique aqui para ver orientações close