Perda de conexão
Saiba tudo aqui.

Saiba o que fazer e conheça seus direitos!
Você pode ter direito a compensação.

Verifique grátis

Você pode receber por voos que ocorreram há até 5 anos

A perda de conexão por voo atrasado é muito comum, já que muitos voos sofrem atrasos devido a diversos fatores. Esse atraso no voo pode acarretar posteriormente a perda da conexão, ou seja, o cliente pode perder a escala que tinha para realizar e com isso chegar em seu destino final após o horário previsto.

Um de seus voos atrasou e devido a isso você perdeu sua conexão? E agora não sabe o que fazer? Leia esse artigo e conheça seus direitos, para exigir que a companhia aérea cumpra com as suas obrigações.

O que fazer em caso de perda de conexão?

Muitos passageiros ao comprar suas passagens aéreas para viajar, precisam ou optam por realizar uma conexão em outra cidade. Comumente, os passageiros escolhem voos com conexões tendo o objetivo de pagar mais barato nas passagens, ou simplesmente porque o lugar que destinam chegar não possui voos diretos. Contudo, é importante destacar que voos com conexão necessitam de atenção, pois são comuns os problemas de atrasos ou cancelamento com os voos, que podem provocar a perda de conexão.  

1- Busque informação

Em primeiro lugar, contate a companhia aérea: busque informações com os funcionários de como proceder nessas situações. Eles informarão da melhor maneira como poderá ser realizado a sua reacomodação para chegar em seu destino final.

Em segundo lugar, informe-se das obrigações da empresa: a companhia aérea é responsável pelo passageiro, sendo dever fazer o possível para que o passageiro chegue em seu destino o mais breve e sem muitos transtornos. Então, em caso de perda de conexão por culpa da empresa, a companhia deve colocá-lo no próximo voo para o seu destino, sem custo adicional.

2- As obrigações da companhia aérea por perda de conexão

Segundo a Resolução 400/2016 da ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil, as companhias são responsáveis pelo passageiro e têm determinados deveres em casos de problemas com voo, como o fornecimento de assistência material.

Se a culpa pela perda de conexão for da Companhia Aérea, o passageiro possui alguns direitos e deve exigi-los. O básico e principal é o direito à informação e à assistência material, de acordo com o atraso para chegar ao destino final:

  • Atraso maior que uma hora, a companhia deve fornecer meios de comunicação para os passageiros, como internet ou telefone;
  • Maior que duas horas, a companhia deve dar alimentação, através de vouchers;
  • Maior que quatro horas, hospedagem/acomodação e translado (ida e volta, transporte do aeroporto ao hotel, por exemplo). ‍

Além disso, você deve buscar a companhia aérea para ser reacomodado no próximo voo disponível, seja da própria companhia aérea ou de uma outra. Você deverá ser reacomodado em um ou mais voos disponíveis de modo a chegar em seu destino final.

Quais os direitos do passageiro no aeroporto de escala ou conexão?

No aeroporto de escala ou conexão, o passageiro que for prejudicado por um voo atrasado pode optar entre:

  • Reembolso integral e retorno ao aeroporto de origem sem custo. Empresa deve manter assistência material.
  • Reembolso do trecho não utilizado, passageiro permanece no local. Empresa pode suspender assistência material.
  • Embarque no próximo voo da empresa para o mesmo destino, se houver lugar. Empresa deve manter assistência material
  • Conclusão da viagem por outro tipo de transporte, como van, ônibus ou táxi. Empresa deve manter assistência material
  • Remarcação de voo para data e horário escolhidos pelo passageiro, sem custo. Empresa pode suspender assistência material.

Causas de perda de conexão

São vários os motivos que originam a perda de voo com conexão. Sendo os principais:

1- Perda de conexão por atraso de voo

É comum o atraso de voo por responsabilidade da Companhia Aérea. Quando isso acontece no primeiro voo, na maior parte das vezes, causa a perda de conexão, especialmente se o intervalo de tempo no aeroporto da cidade de conexão não for tão grande.

Assim, o passageiro chega mais tarde que o previsto, mas o outro voo não espera por ele, fazendo com que ele perca o mesmo. Situação bem desagradável, mas bem recorrente.

2- Situações não previstas

As manutenções não programadas da aeronave e problemas com a tripulação, acontecem com menos frequência, mas podem causar a perda de conexão. Determinadas ocasiões, a aeronave pode apresentar falha até quando os passageiros já embarcaram, gerando atrasos ou cancelamentos.

3- Perda de conexão por voo cancelado

O cancelamento de voo é frequente e por conta disso causa muitos transtornos. Quando um voo é cancelado pela companhia aérea, e o intervalo de horas entre a chegada na cidade de conexão e a partida do voo na mesma não é muito grande, sendo assim muito imaginável que o passageiro perca a conexão.

Dicas para não perder a conexão de voo

É possível evitar a perda de conexão, seguindo as dicas abaixo:

1- Painéis do aeroporto

Atente-se aos painéis do aeroporto para continuamente conferir os horários dos voos e averiguar se está no horário previsto. O painel do aeroporto contém informações relevantes sobre os voos.

2- Intervalo de tempo entre voos

Verifique se o aeroporto de conexão é o mesmo que irá pegar o voo seguinte, se não for, tente comprar passagens com horários com diferença de tempo suficiente para retirar a bagagem e para o deslocamento até o outro aeroporto.

3- Voos da mesma companhia aérea

Ao comprar as passagens, se seu voo contiver escala, prefira que essas passagens sejam da mesma companhia aérea, pois, no caso de algum problema no voo que acarreta a perda da conexão, a companhia aérea será responsável.

4- Tempo mínimo de conexão

É importante observar o tempo mínimo de conexão que cada aeroporto fornece. Desse modo, você poderá adquirir passagens com conexões com tempo satisfatório e não perderá o voo de conexão.

Posso ser compensado pela perda da conexão?

Voos no Brasil que geram atraso superior a 4 horas em regra podem gerar uma compensação. Contudo, não há uma regra específica sobre o valor que é possível se obter. Isso varia para cada situação e quanto o próprio passageiro está disposto a aceitar em um acordo com a companhia aérea.

Já a legislação europeia determina uma tabela fixa para a compensação dos passageiros. O valor da compensação por voos atrasados varia de acordo com a distância e o tempo total de atraso, considerando o horário de chegada ao destino final. Os critérios são definidos de acordo com o regulamento CE 261.

Os direitos do passageiro aéreo, na União Europeia, concedem indenizações por voos atrasados que podem variar de ­€250 a €600.

Compensação por perda de conexão com a Azul, Gol e LATAM

É direito do passageiro receber compensação pelos danos causados pela perda de conexão que gera atraso.  Porém, o seu direito a compensação por atraso de voo depende de alguns fatores.

O principal fator para ser observado é se a cia aérea foi a responsável pela perda de conexão que gera atraso. Isso porque em caso de força maior ou caso fortuito (eventos fora do controle da companhia aérea, como mau tempo) a cia aérea se exime da responsabilidade. Mas vale ressaltar que mesmo nesses casos ela continua responsável por prestar assistência material anteriormente citada, como meios de comunicação, alimentação, transporte e hospedagem.

Muitas vezes, a Azul, Gol e Latam acabam oferecendo vouchers de passagem ou valores monetários para compensar seus passageiros, muitas vezes em valores inferiores ao real prejuízo. Contudo, vale ressaltar que costumam inserir cláusulas em que o passageiro renuncia ao seu direito de reclamar posteriormente uma possível compensação. 

Qual o prazo para reivindicar uma compensação?

Em voos nacionais o prazo para reivindicar uma compensação é de até 5 anos. Já em voos internacionais, o prazo é de 2 anos. Basta possuir uma foto ou print da passagem como prova.

Contato das companhias brasileiras Azul, Gol e Latam

Azul

A Azul Linhas Aéreas Brasileiras é uma empresa brasileira com sede em Barueri, na região metropolitana de São Paulo. O cliente pode entrar em contato para mais informações ou notícias através:

Website: www.voeazul.com.br/

Pelos telefones: 4003 1118

Capitais e regiões metropolitanas: 4003 1118

Demais localidades: 0800 887 1118

Gol

Gol Linhas Aéreas Inteligentes é uma companhia aérea brasileira com sede no Rio de Janeiro, Brasil. O cliente pode entrar em contato para mais informações ou notícias através:

Website: www.voegol.com.br

Atendimento ao cliente: 0800 704 0465

Latam

A LATAM Airlines Group S/A é o nome após a fusão da LAN Airlines e a TAM Linhas Aéreas. A LATAM Airlines é a maior empresa aérea da América Latina.

Website: www.latam.com

Atendimento ao cliente: 0300 570 5700

SAC: 0800 123 200

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco. Será um prazer ajudá-lo!

Compartilhe o artigo com os amigos, para que eles também tenham o conhecimento sobre os direitos quando há atrasos no voo.

Voe Tranquilo Experiência

Quero verificar minha compensação agora!

Nossos especialistas são os melhores em acordos com companhias aéreas em todo o Brasil. Acredite, isso faz toda a diferença.

Verificar grátis

Como funciona

Verifique o seu caso

Verifique o seu caso

Responda algumas perguntas sobre o seu problema com voo e descubra na mesma hora o que fazer e se você tem direito a compensação.

Voe Tranquilo ajuda você

A Voe Tranquilo ajuda você

Além de te darmos assistência gratuita durante a sua viagem, podemos cuidar de toda burocracia para conseguir a sua compensação.

Você só paga se receber

Você só paga se receber

Nossa assistência é gratuita, sem custos e sem riscos. Você só nos paga se chegarmos a um acordo com a companhia aérea e você receber uma compensação.

Você pode ser compensado em casos de...

  • check_circleSem burocracia e sem estresse. Você só paga se receber
  • check_circleRápido, fácil e online
  • check_circleJá ajudamos mais de 10 mil passageiros
  • check_circleAtendimento em tempo real
Precisa de ajuda? Fale conosco direto no WhatsApp.