Como arrumar mala de viagem: faça o seu check-list

Como arrumar mala de viagem: faça o seu check-list

Quer descobrir como arrumar a mala de viagem e organizá-la para curtir o passeio sem problemas? Confira 6 dicas e comece a preparar agora!

Banner 728x90 Banner 300x100

Uma etapa essencial para qualquer viagem é, sem dúvidas, a preparação da bagagem. As roupas, acessórios e itens para usar no local são essenciais para proporcionar um maior conforto. Mas como arrumar uma mala de viagem?

A etapa pode gerar dúvidas entre os viajantes inexperientes, porque eles não sabem ao certo o que levar para ter uma viagem tranquila. A princípio, é necessário considerar o clima e as atividades que estão disponíveis no local.

Outros detalhes importantes estão na quantidade de itens que estarão na mala e o seu tamanho, já que pode haver custos para despachá-la. Desse modo, é fundamental considerar esses aspectos na hora de preparar a mala.

Veja abaixo como arrumar a mala de viagem sem perrengues e saiba quais itens são indispensáveis!

6 passos essenciais para arrumar mala de viagem

A hora de arrumar as bagagens é um momento que requer atenção, porque as malas serão uma das principais companhias durante o tempo longe de casa.

Para aproveitar o destino sem problemas, o viajante precisa levar itens que tornem a viagem confortável, mas também considerar imprevistos que podem surgir no período.

Além disso, dependendo do destino e do clima, quem fará a viagem deve se preparar para enfrentar diferentes temperaturas. Veja abaixo as etapas para preparar as malas e evitar perrengues na viagem.

1. Considere o destino da viagem

A primeira etapa para organizar as malas de viagem é considerar o local de destino. Assim, é possível ter uma ideia sobre quais tipos de roupas, calçados e demais itens levar em sua bagagem.

Para locais com temperaturas altas, por exemplo, o viajante precisa separar peças leves, que ofereçam conforto durante os passeios e atividades. É importante levar consigo uma certa variedade, pois com climas quentes, as roupas acabam sendo trocadas mais vezes na viagem.

Por outro lado, os locais onde as temperaturas são baixas acabam exigindo opções que ajudem a encarar o clima. Nesses casos, as bagagens podem ser maiores, já que o volume de jaquetas, calças e outras peças tende a ser maior.

De certa forma, boa parte da organização das malas será feita com base no destino da viagem. Por isso, não esqueça de observar informações a respeito do clima e atividades que serão realizadas no destino.

2. Tenha em mente a duração da viagem

Um segundo detalhe que afeta a organização de malas é a quantidade de dias da viagem. Basicamente, quanto maior for o tempo longe de casa, mais roupas devem ser incluídas na bagagem. Então, considere o roteiro antes de fechar o zíper da sua mala.

Caso vá visitar diferentes trechos do destino, lembre-se de considerá-los na hora de separar os itens da viagem. Ou seja, se o turista for conhecer uma trilha, é importante adicionar pelo menos um par de tênis adequado para a atividade.

Além disso, é comum que, no destino, os turistas queiram fazer compras para guardar de recordação. Por isso, vale a pena reservar um espaço na bagagem para transportar os itens comprados, lembrando sempre das regras para embarcá-los.

3. Verifique a previsão do tempo antes de arrumar a mala da viagem

Como falamos brevemente acima, a temperatura do destino também é um fator que reflete diretamente a arrumação das malas para a viagem. De acordo com o clima do destino, é necessário separar as roupas e calçados apropriados para usar no local.

Em locais com temperaturas baixas, os casacos e blusas são indispensáveis, sem falar em tênis e botas ideais para os períodos frios. No desembarque, é recomendável que os viajantes já saiam preparados para enfrentar as baixas temperaturas do local.

Vale lembrar que algumas regiões, do Brasil e no exterior, podem ter climas mistos. Por esta razão, os viajantes precisam considerar as variações de temperatura e mesclar os tipos de roupas que serão adicionadas à mala.

Dependendo da região, é possível comprar peças no local da viagem, mas nem sempre as opções são acessíveis. Por este motivo, espera-se que os viajantes organizem as malas para não precisar gastar muito em compras locais.

4. Escolha uma mala adequada

Além dos itens que estarão na bagagem, quem fará o embarque deve pensar na escolha da própria mala. Afinal, os pertences precisam ser transportados com segurança até o destino da viagem.

A mala precisa suportar as roupas e demais itens para a viagem, mas também é necessário que ela proporcione um transporte fácil e cômodo para o passageiro. Caso contrário, o compartimento pode favorecer danos nas peças que o viajante estiver levando.

Hoje, as bagagens são fabricadas em diferentes materiais, o que facilita a escolha dos viajantes. Mas é importante ressaltar que as malas feitas com materiais rígidos e resistentes costumam proporcionar maior segurança.

Além disso, considere o tamanho da mala que pretende levar na viagem. De acordo com as dimensões, a companhia aérea pode cobrar taxas para fazer o despacho da bagagem. Se preferir, escolha uma opção que caiba na cabine do voo para evitar custos.

Quer otimizar o espaço interno da mala? Use sacolas e embrulhos organizadores que ajudem a preservar as roupas que esteja levando para a viagem e garanta maior espaço.

Outro caminho para otimizar os espaços internos estão a colocação de meias dentro de calçados e a dobra de roupas, que garantem maior espaço para os demais itens.

5. Kits de higiene e primeiros socorros são essenciais

Além das peças de vestuário, os viajantes devem levar, na bagagem de mão ou na mala despachada, itens de higiene pessoal. Ou seja, é essencial levar escova de dentes, creme dental, lenços e outros produtos de cuidados pessoais.

Os itens de higiene devem ser armazenados em uma necessaire ou bolsa de mão. Assim, os produtos ficam juntos, e o visitante não precisa revirar a mala para buscar os produtos quando precisar.

Durante a viagem, os imprevistos podem ocorrer, o que pode acarretar em pequenos acidentes. Por isso, um kit de primeiros socorros pode ser útil em sua bagagem. Não esqueça-o, ainda mais se o roteiro da viagem tiver esportes ou atividades radicais.

Dica Extra: não esqueça de identificar a mala!

Uma etapa fundamental após o preparo da bagagem é identificá-la com o seu nome, telefone e até laços e cordões. Em caso de extravio, a companhia aérea pode rastreá-la com maior facilidade, já que terão os dados do viajante.

Além disso, no aeroporto embarcam milhares de bagagens diariamente e muitas malas têm aparência semelhante. A identificação, por sua vez, também evita possíveis problemas com trocas e desvios de bagagens.

Outro cuidado além da etiqueta de identificação da mala está na colocação de capas. Elas garantem uma proteção maior à bagagem, mas também contribuem para a identificação do próprio dono.

A companhia aérea perdeu a minha mala. O que devo fazer?

O extravio de bagagem está entre os principais problemas relatados por passageiros junto às companhias aéreas. Mesmo que a mala esteja identificada pelo passageiro, as empresas ainda podem perdê-la durante o transporte.

Saiba que é obrigação da companhia aérea oferecer um auxílio financeiro, se a bagagem sumir no aeroporto de destino da viagem. Com o valor, o passageiro pode comprar itens básicos, como roupas e produtos de higiene pessoal.

Os valores variam entre as companhias aéreas, mas precisam ser entregues aos clientes. Além disso, o prazo para devolução da mala é de 7 dias em voos nacionais, enquanto nas viagens internacionais, é de até 21 dias.

Caso a companhia aérea não localize a bagagem, o passageiro tem o direito de receber uma compensação pelo transtorno. A Voe Tranquilo pode ajudar nesse e em outros tipos de transtornos de voos, como perda de voo e cancelamento de viagem.

Avalie o seu caso gratuitamente e descubra se é possível receber uma compensação pelo transtorno.

Veja também!

Importante!

Esse texto tem caráter informativo e busca orientar consumidores sobre seus direitos. Somente um advogado é capaz de oferecer atendimento jurídico.

Caso seja necessária alguma retificação desse conteúdo, por favor, entre em contato pelo e-mail [email protected]

Compartilhar

Compartilhar pelo WhatsApp Compartilhar pelo Facebook mail_outline