Os 10 melhores destinos na América do Sul: conheça!

Os 10 melhores destinos na América do Sul: conheça!

Na América do Sul, você encontra destinos incríveis para conhecer outras culturas. Confira 10 cidades para conhecer em sua próxima viagem!

Banner 728x90 Banner 300x100

O continente americano é repleto de opções para viajar. Na América do Sul, você encontra destinos para curtir climas quentes, baixas temperaturas e belas paisagens naturais. Além disso, alguns deles são próximos ao Brasil, o que facilita a chegada até eles.

Quer conhecer os melhores destinos na América do Sul e começar o planejamento da sua próxima viagem? Reunimos 10 cidades imperdíveis para você visitar com a família e amigos. Confira!

Quais são os 10 melhores destinos na América do Sul?

Na América do Sul, não faltam opções para quem deseja conhecer outras culturas e pontos turísticos. Nesse sentido, reunir apenas 10 destinos é uma tarefa difícil, ainda mais com tantos locais para desbravar em diferentes países.

Para escolher os melhores destinos dentro da América do Sul, selecionamos opções que vão agradar aventureiros, mas também viajantes que desejam aproveitar a viagem com mais tranquilidade.

Além disso, trouxemos opções localizadas em todas as áreas da América do Sul. Veja abaixo 10 destinos imperdíveis na região sul-americana.

1. Buenos Aires, Argentina

Destinos-America-do-Sul-Buenos-Aires

A capital argentina é famosa por reunir excelentes roteiros culturais e gastronômicos. Enquanto você pode aproveitar a natureza durante o dia, conhecer os restaurantes e bares populares da cidade são ótimas opções para a noite.

O tango faz parte da cultura argentina e não pode ficar de fora da sua visita a Buenos Aires, certo? Na cidade, você encontra as chamadas tangueiras – salões de dança com música ao vivo para curtir o ritmo famoso ao redor do mundo.

Com relação à culinária, você pode conhecer os pratos da cozinha portenha, mas também experimentar o cardápio de outras cantinas espalhadas ao longo da cidade. Passeie por todas elas de bicicleta ou por meio do transporte público.

Mesmo que a cidade tenha ares metropolitanos, é possível encontrar atividades para fazer ao ar livre, como passeios na Reserva Ecológica e nos bosques espalhados pela região.

2. Ilha de Páscoa, Chile

Destinos-América-do-Sul-Ilha-de-Páscoa

A Ilha de Páscoa, no Chile, é um dos locais que mais despertam a curiosidade de turistas ao redor do mundo. Isso, porque a região possui estátuas que, segundo pesquisadores, foram construídas há cerca de mil anos.

Além dos monumentos construídos com rochas vulcânicas, a ilha é uma ótima opção para fazer trilhas e excursões. Os visitantes também podem aproveitar as praias ao redor da região e fazer mergulhos com instrutores.

A ilha abriga a cidade de Hanga Roa. Lá, os turistas podem aproveitar os hotéis, a culinária e as outras atividades disponíveis. No início do ano, a região possui um volume maior de visitas por conta da festa Tapati Rapa Nui.

Assim, a Ilha de Páscoa representa um ótimo destino para quem deseja conhecer novas culturas, mas, ao mesmo tempo, pretende fugir da rotina diária.

3. Ilhas Galápagos, Equador

As Ilhas Galápagos estão entre os melhores destinos para visitar na América do Sul. Os visitantes podem conhecer uma bela vida marinha, se aventurar pelas grutas e aproveitar as melhores praias nas ilhas que compõem a opção turística.

Para que os turistas consigam visitar os locais que formam os Galápagos, é necessário iniciar o passeio pela Ilha de Santa Cruz. O desembarque deve ser feito no Aeroporto de Baltra, principal opção para conhecer o conjunto de ilhas.

Desse modo, você pode se hospedar nos hotéis disponíveis nas ilhas ou, se preferir, há empresas que organizam cruzeiros para conhecer a região de forma completa. Geralmente, o roteiro feito de barco tem duração de 8 dias.

Com relação às atividades para fazer nas Ilhas Galápagos, os principais destaques são os passeios durante o dia, já que é possível ver os animais que habitam nas águas entre as ilhas.

4. Ushuaia, Argentina

Quer conhecer a neve e aproveitar as baixas temperaturas? A cidade de Ushuaia, na Argentina, tem sido um dos destinos buscados na América do Sul por quem deseja praticar esportes de inverno e aproveitar o frio.

No local, as temperaturas são baixas durante todo o ano. Entretanto, no verão, o clima aquece certas regiões, o que não é uma garantia para tirar o casaco. Por isso, a cidade é conhecida como a Patagônia Argentina.

Além de andar de esqui, trenó ou moto na neve, os turistas podem aproveitar para conhecer os pinguins que habitam a região. Eles costumam aparecer com maior frequência entre outubro e março, na Ilha de Martillo.

Por fim, a cidade de Ushuaia fica próxima à famosa Cordilheira dos Andes. Para conhecê-la, há passeios de barcos feitos pelo Canal de Beagle que também passam por outras montanhas e pontos da região.

5. Caño Cristales, Colômbia

Destinos-America-do-Sul-Caño-Cristales
Imagem: Colômbia Travel / VarnaK

O Caño Cristales é uma atração à parte do Parque Nacional da Serra da Macarena. Isso, porque o rio é composto por uma vegetação subaquática que forma um visual colorido e deslumbrante nos diferentes trechos do local.

O Rio de 5 cores, como também é conhecido, possui cinco tons principais ao longo do percurso: amarelo, azul, verde, vermelho e preto. Junto com as rochas do Caño Cristales, o destino tem um visual único.

O melhor período para conferir as cores do Caño Cristales é entre julho e novembro. Além disso, este é o período que o parque está aberto para que os visitantes conheçam o rio.

Na cidade de La Macarena, onde está localizado o rio, os turistas podem ficar em hotéis e aproveitar para conhecer trechos com pinturas rupestres, como a Rota Tinigua, e praticar pesca esportiva.

6. Deserto do Atacama, Chile

Destinos-América-do-Sul- Deserto-do-Atacana

Na América do Sul, você também pode conhecer o clima seco e as dunas características dos desertos. No Chile, o Deserto do Atacama tem sido um ponto turístico muito buscado nos últimos anos.

O deserto possui 105 mil m², onde as temperaturas podem chegar aos 40 graus. Além disso, as chuvas são fenômenos raros no local. Mesmo com a baixa umidade, é possível encontrar vegetação e animais que vivam na região seca.

Durante o dia, você pode conhecer as montanhas, as lagunas e andar próximo aos vulcões do deserto. Por outro lado, à noite, você confere o céu estrelado, que desponta como um dos mais belos do mundo.

Para conhecer o Deserto do Atacama, a melhor alternativa é ficar hospedado na cidade de Santiago. Mesmo assim, a distância entre a cidade e o local é grande: 1.600 km. Por isso, é necessário fazer uma viagem de ônibus ou avião.

7. Machu Picchu, Peru

machu-picchu

Localizada no Peru, a cidade de Machu Picchu é um dos principais pontos turísticos da América do Sul. O local foi construído pelos Incas por volta de 1450. Por isso, o sítio arqueológico também é chamado de “Cidade Perdida dos Incas”.

Machu Picchu é formada por grandes blocos de pedras, o que destaca as construções entre as montanhas. Para chegar até a cidade, os viajantes podem encarar a famosa Trilha Inca, que chega a durar quatro dias de caminhada.

O passeio pode parecer cansativo, afinal são 42 km para chegar às construções. Mas é possível se hospedar em vilarejos ao longo da trilha. Para quem gosta deste tipo de aventura, a viagem até Machu Picchu é indispensável.

Se preferir, também é possível tomar um ônibus do vilarejo de Águas Calientes até a cidade de Machu Picchu. Contudo, a região possui inúmeras opções de hospedagem, mas que costumam ser caras na alta temporada (julho a agosto).

8. Salar de Uyuni, Bolívia

salar-de-uyuni

Entre os destinos para visitar na América do Sul, o deserto de sal localizado na Bolívia não pode ficar de fora. O Salar de Uyuni abrange uma área de 12 mil km², ficando próximo ao Deserto do Atacama, que já apresentamos nesta lista.

Em suma, a região é cercada por sal. Segundo pesquisadores, o local abrigava lagos que, com o passar dos anos foram secando, deixando apenas os grãos sobre o solo.

Se você já fez pesquisas sobre o deserto de sal da Bolívia, deve ter visto algumas fotos incríveis do lugar. Quando chove e o solo fica molhado, é possível capturar o reflexo do céu, dando a impressão que as pessoas estão flutuando com as nuvens.

Para aproveitar as belezas do Salar de Uyuni, você pode se hospedar na própria cidade de Uyuni ou em San Pedro do Atacama. Além disso, é possível encontrar pacotes de viagem com passeios para diferentes trechos do deserto.

9. Fernando de Noronha, Brasil

fernando-de-noronha

Não podemos falar sobre os melhores destinos para viajar na América do Sul sem falar do Brasil, não é? Para quem pretende conhecer belas praias, Fernando de Noronha, no estado de Pernambuco, não pode ficar fora da sua lista.

O destino é um dos mais buscados por turistas brasileiros e de outros países. Para chegar até o local, o transporte pode ser feito de avião ou de barco. Além disso, você pode escolher entre hotéis e pousadas para relaxar na viagem.

Fernando de Noronha é um destino composto de beleza dentro e fora das águas. Você pode conhecer a vida marinha mergulhando nas águas do local, mas também visitar as antigas fortalezas para observar o pôr do sol.

Entre as praias populares de Noronha, os principais destaques são a Baía do Sancho e Praia do Sueste. Para acessá-las, é necessário pagar o ingresso para conhecer o Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha.

10. Lençóis Maranhenses, Brasil

Lençóis Maranhenses

Um segundo destino imperdível são os Lençóis Maranhenses. Localizados no noroeste do Maranhão, as dunas de areia abrigam lagos de água doce que surgem ao longo das chuvas nos primeiros meses do ano.

Do mesmo modo que Fernando de Noronha, os Lençóis Maranhenses são alguns dos destinos preferidos por brasileiros e turistas vindos de outros países. Além disso, mesmo em períodos secos, a viagem tem tudo para ser incrível.

Entre as atividades para fazer no local estão os passeios de buggys entre as praias e dunas. Além disso, os turistas podem deslizar pelas areias das dunas com kitesurfe.

Por fim, os turistas podem ficar hospedados em um dos três locais que dão fácil acesso aos Lençóis Maranhenses. Em primeiro lugar, está Barreirinhas. Logo depois, está Atins, seguido da base de Santo Amaro.

Quais documentos são necessários para viajar nos países da América do Sul?

Depois de conhecer os melhores destinos para viajar na América do Sul, ficou com vontade de embarcar para um deles? Pois bem, você não precisa se preocupar em emitir passaportes e visto, como é obrigatório em outros países.

Os brasileiros que desejam viajar para a Argentina, Chile, Bolívia, Colômbia e Equador devem levar o RG emitido no Brasil. Isso, porque esses países fazem parte do Mercosul, por isso o documento vale como cédula de identificação e permanência.

No entanto, vale ressaltar que a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) não substitui o documento para identificação. Caso vá dirigir na viagem, você deve solicitar a Permissão Internacional para Dirigir (PID).

Em tempos de pandemia, o Certificado Internacional de Vacinação é essencial para desembarcar em outros países com segurança. Portanto, antes do embarque, verifique as vacinas obrigatórias e procure tomá-las o quanto antes.

O comprovante de hospedagem, a passagem de volta e o voucher do seguro viagem são documentos importantes para passar pelo departamento de imigração. Então, não esqueça de levá-los com você.

Por fim, não esqueça de levar o dinheiro reservado para a viagem ou comprovantes, como extratos bancários e faturas de cartão de crédito, que garantam condições para ficar no país.

Problemas com a companhia aérea? Conte com a Voe Tranquilo!

Os transtornos com companhias aéreas podem acontecer com qualquer passageiro, mas é importante conhecer os seus direitos como consumidor e buscá-los junto às empresas.

A Voe Tranquilo trabalha para ajudar viajantes que tiveram problemas na hora de embarcar, como atraso e cancelamento de viagem, overbooking, perda de conexão e extravio de bagagens.

De acordo com o seu caso, você pode receber uma indenização pelo transtorno. Preencha o formulário em nosso site e saiba mais. A avaliação é gratuita.

Quer saber mais sobre como podemos te ajudar? Entre em contato conosco pelo WhatsApp, (11) 96060-4053, ou envie um e-mail para [email protected].

Veja também!

Importante!

Esse texto tem caráter informativo e busca orientar consumidores sobre seus direitos. Somente um advogado é capaz de oferecer atendimento jurídico.

Caso seja necessária alguma retificação desse conteúdo, por favor, entre em contato pelo e-mail [email protected]

Compartilhar

Compartilhar pelo WhatsApp Compartilhar pelo Facebook mail_outline