Quais documentos levar em uma viagem internacional?

Quais documentos levar em uma viagem internacional?

Banner 728x90 Banner 300x100

A vontade de conhecer outros países está presente na vida de muitos brasileiros. Para realizar este sonho, os viajantes devem planejar o embarque com antecedência, mas também reunir os documentos obrigatórios da viagem internacional.

O porte de certas certidões e autorizações garante uma estada tranquila em outros países, sobretudo com relação à permanência no território. Além disso, os documentos também podem ser úteis para a segurança dos turistas.

Quando falamos em documentos para levar em uma viagem internacional, você pode ter se lembrado diretamente do passaporte, certo? Ele é fundamental, entretanto, existem outras certidões essenciais para embarcar com segurança e tranquilidade. Veja abaixo e saiba como emiti-las.

7 documentos para levar em viagens internacionais

O embarque internacional possui uma série de regras. Afinal, os viajantes estão prestes a entrar em outro país. Por isso, é necessário separar e levar consigo uma série de documentos, que comprovem não só a identidade, mas outras informações.

Dependendo do país que será o destino da viagem, a relação de certidões e comprovantes pode variar. Geralmente, o passaporte e o visto são documentos que comprovam a permanência no país.

Por outro lado, a carteira ou certificados de vacinação asseguram que o viajante está imunizado contra possíveis doenças que podem prejudicar os moradores locais.

A seguir, você verá os principais documentos para ter uma viagem internacional sem problemas. Mas, antes de embarcar, verifique junto às autoridades do país de destino sobre quais documentos são obrigatórios para embarcar.

1. RG (Carteira de identidade)

Entre os documentos, o RG é indispensável para embarcar em uma viagem internacional. A solicitação da carteira de identidade é feita no embarque, mas também no país de destino para comprovar a nacionalidade.

Além disso, o RG reúne informações que podem ajudar em diversas situações da viagem. Digamos que o viajante tenha que acionar seguros ou receber atendimento médico, por exemplo. Ter o documento em mãos facilita o processo de cadastros.

No Brasil, outros documentos com foto costumam servir como identificação para o portador, como a Carteira de Habilitação (CNH). Entretanto, o RG é um documento insubstituível nas viagens internacionais. Desse modo, não esqueça-o quando estiver indo para o aeroporto.

2. Passaporte

Além do RG, o passaporte é um segundo documento indispensável para levar em sua viagem internacional. Todavia, o principal objetivo do documento para brasileiros é permitir a entrada legal no país de destino da viagem.

Em algumas situações, o passaporte não é um documento obrigatório em viagens internacionais. Nesse caso, estamos falando dos países que fazem parte ou são associados ao bloco do Mercosul. São eles:

  • Argentina;
  • Bolívia;
  • Chile;
  • Colômbia;
  • Equador;
  • Paraguai;
  • Peru;
  • Uruguai.

Para viajar até os países citados acima, as autoridades solicitam o RG como documento de identificação. Ou seja, a circulação de brasileiros nos locais é feita sem a necessidade de emitir passaportes e vistos.

A emissão do passaporte é uma etapa essencial nas viagens onde o documento é obrigatório. Para emiti-lo, é necessário acessar o site da Polícia Federal e pagar uma taxa. Conheça o processo completo.

3. Visto

O passaporte é indispensável para a maioria das viagens internacionais. Entretanto, além dele, é necessário apresentar o visto para acessar alguns territórios.

Em resumo, o visto é um documento emitido pelo país de destino que libera a entrada temporária. A autorização, por sua vez, é emitida pela embaixada do país no Brasil, no caso de viajantes brasileiros.

Dependendo do país, o visto não é necessário quando a viagem é feita para fins turísticos. Mas, os países costumam liberar diferentes tipos de vistos, como de trabalho e estudo. De acordo com a finalidade da sua viagem, pesquise a embaixada do país mais próxima e veja o processo para tirar o visto.

Outro detalhe está no período de emissão do visto. Mesmo que a viagem esteja planejada para meses à frente, a retirada da autorização precisa ser feita com bastante antecedência, pois o agendamento pode levar alguns meses. Fique atento!

4. Carteira de vacinação

A carteira de vacinação está entre os documentos indispensáveis para uma viagem internacional. Por isso, antes de viajar, cabe ao titular da certidão ir até um posto de saúde e receber as doses necessárias para viajar até outro país com segurança.

A medida é um caminho para evitar a proliferação de doenças entre os países. Além disso, com a pandemia de Covid-19, os cuidados ficaram ainda mais intensos, sendo estabelecida a viagem com máscaras de proteção e uso de álcool em gel.

As doses da vacina contra o coronavírus precisam estar presentes na caderneta de vacinação. Embora a liberação de algumas fronteiras já tenha ocorrido, os comprovantes de vacinação garantem que o passageiro está imunizado e reduz as chances de contágio.

Vale ressaltar que, dependendo do país, a relação de vacinas obrigatórias é diferente. Nesse sentido, é necessário considerar as indicações vindas das autoridades de saúde do país que será visitado. Geralmente, os passageiros devem tomar os imunizantes para as seguintes doenças:

  • Febre Amarela;
  • Tríplice Viral;
  • Febre Tifóide;
  • Hepatite A;
  • Hepatite B.

5. Apólice do seguro viagem

Com o objetivo de fazer uma viagem internacional tranquila, os viajantes podem contratar um seguro viagem. Desse modo, o viajante pode ter auxílio especializado em caso de extravios de bagagens, cancelamentos de voos e outros sinistros.

Para facilitar o acionamento das assistências, o segurado deve levar uma cópia da apólice consigo na viagem. No documento, constam as coberturas contratadas e informações de contato da seguradora.

Em alguns países, como o grupo que forma o Tratado de Schengen na Europa, a contratação de um seguro viagem é obrigatória e possui critérios básicos. Nesse sentido, os viajantes devem considerar as normas exigidas pelo país de destino, mas também o roteiro que fará na viagem, como esportes radicais.

Antes de fechar o seguro viagem, faça a cotação em diferentes companhias para escolher uma opção que atenda às demandas da viagem.

6. Passagem aérea

Um documento essencial para as viagens internacionais são as próprias passagens aéreas. Caso não haja a apresentação dos cartões de embarque, a entrada no vôo não pode ser realizada.

Hoje, as passagens podem ser emitidas e impressas, tanto nos guichês das companhias, como pelos sites das empresas. Por isso, os passageiros devem ter o bilhete em mãos, assim como o passaporte para fazer o embarque.

Para evitar imprevistos, os viajantes que optaram pela apresentação das passagens digitais devem ter o cartão de embarque impresso. Dessa forma, é possível seguir com a entrada no avião sem atrasos.

7. Comprovante de hospedagem

O comprovante de hospedagem está entre os documentos essenciais para viagem internacional, pois comprova a reserva de quartos para aproveitar o destino. Nele, as informações sobre a reserva vão facilitar a acomodação no destino.

A apresentação do comprovante é uma alternativa para facilitar a localização do endereço. Mas, em alguns casos, ajuda se houver transtornos, como o extravio de bagagem. Dessa forma, a companhia aérea terá o endereço correto para encaminhar as malas que foram perdidas.

Assim como as passagens aéreas, o comprovante de hospedagem pode ser disponibilizado em formato digital ou impresso. Portanto, escolha o padrão que preferir, mas considere possíveis imprevistos na viagem.

O embarque foi negado pela falta de documentos. O que fazer?

Mesmo com a separação prévia dos documentos, eles podem ser esquecidos em casa. Por isso, é necessário redobrar a atenção ao sair de casa, já que a ausência de ambos inviabiliza a viagem.

Caso já esteja no aeroporto, procure ficar calmo. Existem alternativas para que o embarque possa ser feito. As passagens aéreas, por exemplo, podem ser consultadas via aplicativo ou no guichê das companhias aéreas.

Por outro lado, o passaporte e a carteira de identidade (RG) são documentos essenciais para algumas viagens internacionais. Nesses casos, o voo pode ter que ser remarcado, caso não seja possível apresentar os itens.

A remarcação de voo, por sua vez, é cobrada pelas companhias aéreas. Portanto, na hora de comprar as passagens, verifique os custos para solicitar o serviço.

Problemas com companhias aéreas? Conte com a Voe Tranquilo!

Os problemas com empresas aéreas ocorrem com frequência. Entretanto, é importante que os clientes saibam onde buscar ajuda e conhecer os seus direitos.

A Voe Tranquilo pode ajudar consumidores que tiveram problemas com atraso e cancelamento de vooembarque negadoextravio de bagagemperda de conexão e outros direitos do passageiro.

Para começar, preencha o formulário disponível no site com informações sobre o transtorno. Em seguida, nossa equipe avaliará as informações apresentadas. Se houver a possibilidade de compensação, faremos a negociação junto à companhia aérea. Recebemos apenas se você fechar o acordo com a empresa aérea.

Ficou com dúvidas sobre como podemos te ajudar? Entre em contato conosco pelo WhatsApp, (11) 96060-4053, ou envie um e-mail para [email protected].

Veja também!

Importante!

Esse texto tem caráter informativo e busca orientar consumidores sobre seus direitos. Somente um advogado é capaz de oferecer atendimento jurídico.

Caso seja necessária alguma retificação desse conteúdo, por favor, entre em contato pelo e-mail [email protected]

Compartilhar

Compartilhar pelo WhatsApp Compartilhar pelo Facebook mail_outline