Guia da mala de viagem: o que pode e o que não pode levar na bagagem?

Guia da mala de viagem: o que pode e o que não pode levar na bagagem?

Banner 728x90 Banner 300x100

Você já se perguntou se algum item era proibido na bagagem? Confira agora quais são as regras das companhias aéreas para o conteúdo das bagagens.

Passagens compradas, hospedagem reservada, hora de ir para o aeroporto. Mas, antes, você precisa arrumar as suas malas. Afinal, sua estadia durante as férias precisa ser tranquila, com objetos que trarão maior conforto. Porém, você sabe o que pode e o que não pode levar na bagagem

A hora de arrumar as malas costuma gerar uma série de dúvidas para o viajante, ainda mais para quem está ansioso com as férias. Antes de tudo, saiba que existem regras para levar bagagens com você no avião.

Os aeroportos e companhias aéreas proíbem o transporte de alguns objetos por questões de segurança. Além disso, existem restrições para itens que podem ser levados em malas de mão – aquelas que podem ir junto com você no avião. 

Está com dúvidas sobre como preparar suas malas e viajar com tranquilidade? Confira o nosso guia da mala de viagem e saiba o que pode e o que evitar em suas malas. 

O que levar em suas malas de viagem? 

Em primeiro lugar, você não deve esquecer suas peças de roupas. Parece meio óbvio, mas elas são importantes, porque vão proporcionar conforto durante a viagem. E, dependendo do destino escolhido, não será necessário comprar peças extras e gastar quantias que estavam destinadas para outros itens. 

Não esqueça de adicionar camisetas leves que possam ser usadas em diferentes ocasiões, calças, blusas, peças íntimas, trajes de banhos e pares de meias. 

Os tênis, chinelos e acessórios também são bem-vindos em suas bagagens. No caso dos calçados, considere o local que será visitado. Se for fazer trilha e passeios a pé, por exemplo, um par confortável diminuirá as chances de dores e trará maior segurança. 

Em alguns casos, considere levar cobertores simples, principalmente em viagens para lugares frios. Na prática, hotéis e pousadas costumam oferecer edredons e roupas de cama, mas um reforço não faz mal, não é? 

Nossos cuidados pessoais não podem ficar de lado durante a viagem. Então, não esqueça de levar os seus produtos de beleza, mas também medicamentos. Desse modo, você fará uma viagem com maior tranquilidade e segurança. 

Fique atento! Embalagens de shampoos, cremes e outros cosméticos não podem ultrapassar o volume de 100ml. Os passageiros podem levar até 10 vezes este volume (1 litro), desde que respeitem o tamanho dos frascos. 

Contudo, saiba que objetos eletrônicos, como computadores e fones de ouvido, também podem ser levados na bagagem. Por isso, não esqueça de adicioná-los em suas malas. 

O que não levar em sua bagagem?

Já separou os itens que vai levar nas malas? Agora, é necessário saber o que não colocar em suas bagagens para evitar problemas no aeroporto. Além disso, saiba que os itens proibidos aumentam a segurança nos voos. 

Nas bagagens despachadas e malas de mão, os passageiros são proibidos de levar armas de qualquer espécie: de fogo, de choque elétrico, químicas e itens semelhantes. Além disso, sprays de pimenta, ácidos, estilingues e outros objetos classificados como neutralizantes não devem ser postos nas malas.

As substâncias explosivas, que possam causar danos graves, são vetadas pelas companhias aéreas e aeroportos. Dessa forma, não embarque com explosivos, munições fusíveis e similares. Evite também fogos de artifício, bastões de fumaça, itens com pólvora, líquidos e gases inflamáveis. 

Outras substâncias químicas são proibidas em bagagens e malas. Ou seja, não embarque com cloro, alvejantes líquidos, ácidos, venenos, materiais infecciosos, baterias com líquidos corrosivos e elementos radioativos.

A lista citada acima é determinada pela Agência Nacional de Aviação Civil, a ANAC. Sendo assim, é fundamental seguir as regras orientadas pelo órgão para não ser autuado no aeroporto e garantir uma viagem com maior segurança. 

Quais itens carregar na bagagem de mão? 

Os passageiros têm a opção de despachar malas, mas também levar consigo uma bagagem de mão. Ou seja, você pode levar uma bolsa ou mochila com você no avião, principalmente para ter por perto objetos e documentos indispensáveis para as viagens. 

Na bagagem de mão, os viajantes podem levar documentos, equipamentos eletrônicos, peças de roupas, acessórios, itens de higiene pessoal e objetos frágeis. Além disso, é essencial colocar medicamentos, ainda mais se forem de uso diário. 

No entanto, é válido reforçar algumas regras sobre a bagagem de mão em voos. Em primeiro lugar, saiba que as proibições apresentadas anteriormente também valem para a mala que viajará com você. Por isso, evite objetos perigosos. 

Uma outra norma está relacionada ao tamanho da mala de mão. Na cabine do avião, o espaço acima das poltronas ou abaixo das cadeiras é menor. Nesse sentido, as companhias aéreas aplicam regras sobre o tamanho da bagagem. 

Em tese, as dimensões da bagagem de mão devem respeitar os 55 cm de altura, 35 cm de largura e 25 cm de profundidade. O limite de peso da bolsa ou mochila que irá no voo não deve ultrapassar os 10 kg. 

Todavia, o padrão de medidas costuma ser este para embarcar com malas de mão. Mas, não esqueça de consultar as regras praticadas pela companhia aérea responsável pelo voo.     

O que considerar na hora de preparar suas bagagens?

Para preparar as malas da sua viagem e aproveitar o período de férias sem perrengues, você deve considerar uma série de fatores. Afinal, ninguém quer ser surpreendido com imprevistos que poderiam ter sido evitados no preparo das malas.

Em viagens curtas, uma bagagem de mão pode ser o suficiente para embarcar com tranquilidade. Por outro lado, uma mala maior costuma ser a alternativa ideal em roteiros maiores, que vão durar uma semana ou mais. 

Todavia, entender alguns fatores sobre o destino da viagem e o percurso contribui para que gastos não sejam feitos grandes gastos. 

Pensando nisso, reunimos alguns pontos importantes que são indispensáveis para que você faça sua viagem com uma mala completa, que atenda diferentes climas e atividades. Confira! 

1. Local da viagem 

Na hora de arrumar suas malas, você deve, antes de tudo, considerar o destino da viagem. Isso contribuirá para que você leve itens que ajudem ao longo da viagem, como objetos eletrônicos, calçados, roupas e outros itens.

Em destinos com florestas e trilhas, por exemplo, o uso de repelentes e roupas adequadas é essencial. Além de ampliar sua proteção contra mosquitos, os itens ampliam a segurança com relação ao período no local. 

Nos destinos com temperaturas baixas, por sua vez, o uso de protetor labial e de casacos apropriados ampliam a proteção contra o frio e de possíveis desconfortos. 

Portanto, não esqueça de reunir informações sobre o local da viagem ainda no preparo das bagagens para reunir os itens necessários. 

2. Duração das férias

Uma segunda informação fundamental para separar roupas, acessórios e calçados, é a quantidade de dias da viagem. Mesmo com serviços de lavanderia em hotéis e pousadas, indicamos que você leve um volume de peças para ficar no local com maior conforto. 

Existe a possibilidade de comprar peças na viagem? Sim. Porém, saiba que em locais turísticos, os preços de roupas, presentes e outros objetivos costumam ser elevados. Por isso, é necessário ficar atento aos valores praticados nas lojas.

Considerar a duração da viagem também é essencial para levar a quantia necessária para gastar no local. Desse modo, as chances de fazer dívidas extras e encarecer a viagem são menores. Fique atento! 

3. Atividades que fará no local 

Vai praticar algum esporte radical ou atividades intensas? Você não pode esquecer de incluir tênis e roupas apropriadas para fazer os esportes com maior segurança. Os passageiros não podem esquecer da parte recreativa da viagem. 

Em praias, cachoeiras e lagos, o uso de roupas de banho ou trajes leves fazem a diferença para mergulhar e aproveitar as experiências dos passeios. Nesse sentido, não esqueça de colocar as roupas adequadas em sua bagagem. 

Leia também: Seguro viagem: entenda o que é, para que serve e como contratar

4. Temperaturas e climas 

Anteriormente, falamos sobre as baixas temperaturas e a necessidade de levar trajes adequados na mala. A consulta prévia sobre as condições climáticas do destino da viagem evita transtornos durante a viagem. 

Todavia, mesmo que as temperaturas sejam características, como calor intenso, por exemplo, prepare-se para diferentes ocasiões. Nesse sentido, não esqueça de incluir roupas para o frio e curtir a viagem com maior comodidade.  

5. Finalidade da viagem 

Nem sempre as viagens serão feitas para curtir as férias. Em alguns casos, o embarque é feito por motivos profissionais ou emergências. Nessas situações, além das roupas adequadas, é importante redobrar a atenção com documentos, smartphones e medicamentos.  

Em caso de dúvidas, faça uma lista com os itens indispensáveis para o seu compromisso e, antes de embarcar, certifique-se que todos eles estão nas malas. 

Minha mala foi extraviada. O que fazer? 

Mesmo com a identificação das malas despachadas, o extravio das bagagens pode acontecer, tanto em voos nacionais como nas viagens internacionais. Mas, saiba que os viajantes precisam ser amparados pelas companhias aéreas. 

Se a mala foi extraviada no aeroporto do destino da viagem, saiba que a ANAC orienta as companhias aéreas a conceder um auxílio financeiro para os viajantes. Desse modo, é possível comprar itens básicos até a bagagem ser encontrada. 

Porém, guarde os recibos das compras para obter o reembolso e compre apenas roupas, itens de higiene pessoal e objetos básicos.  

É obrigação das companhias devolverem as bagagens de seus clientes até 7 dias depois do desembarque no caso de voos nacionais, e em até 21 dias no caso de voos internacionais. 

A companhia aérea não devolveu sua bagagem e não cobriu os prejuízos da perda? Saiba que é um direito ser recompensado de algum modo pela empresa, porque o transporte das malas é uma responsabilidade da companhia. 

A Voe Tranquilo pode te ajudar a conseguir uma compensação justa pelo extravio de bagagens. Acesse o nosso site e explique o ocorrido. Nossos especialistas vão te ajudar da melhor forma. 

Veja também! 

Importante!

Esse texto tem caráter informativo e busca orientar consumidores sobre seus direitos. Somente um advogado é capaz de oferecer atendimento jurídico.

Caso seja necessária alguma retificação desse conteúdo, por favor, entre em contato pelo e-mail [email protected]

Compartilhar

Compartilhar pelo WhatsApp Compartilhar pelo Facebook mail_outline