15 melhores destinos para viajar com crianças

15 melhores destinos para viajar com crianças

Vai fazer uma viagem em família? Confira 15 melhores destinos para viajar com as crianças e aproveite o máximo o seu lazer com os seus pequenos!

Banner 728x90 Banner 300x100

Quando as férias escolares começam, viajar em família é o desejo de vários pais, mãe e filhos. Se desligar da rotina e ir para um lugar diferente com as crianças tem vários benefícios, como o descanso, a aventura, o fortalecimento dos laços e as memórias que ficarão. Por isso, separamos os 15 melhores destinos para viajar com crianças.

Nem sempre é fácil viajar com os pequenos. Há alguns destinos, tanto nacionais como internacionais, que podem não ser muito adequados para crianças. Ambientes com muitas trilhas, cachoeiras de difícil acesso e lugares sem nenhuma atração para crianças são alguns exemplos.

Para não errar no destino, confira a lista que preparamos e veja qual é o lugar que mais combina com a sua família!

Viajar com crianças: 15 melhores destinos

Há diversos lugares ao redor do mundo que são ótimos para recepcionar famílias, principalmente com crianças. Abaixo, veja quais são os melhores destinos nacionais e internacionais para viajar com os pequenos.

Viagens nacionais

1. Vinhedo (SP)

A 76 km da capital paulista, a cidade de Vinhedo é uma ótima opção entre os destinos para quem pretende viajar com crianças. Suas duas principais atrações são o Hopi Hari e o Wet’n’wild. O primeiro é um parque de diversões, com brinquedos tanto para crianças quanto para adultos. Já o segundo é um parque aquático, o que, com certeza, faz o olho de toda criança brilhar.

Além dessas, há ainda outras atrações, como o Memorial do Imigrante, o Observatório Abrahão de Moraes e alguns centros culturais, que, normalmente, recebem exposições.

2. Penha (SC)

Penha, em Santa Catarina, é a cidade sede do Beto Carrero World, o maior parque temático da América Latina. Além da enorme variedade de brinquedos, que atendem crianças e adultos, o parque também abriga um pequeno zoológico.

Além do parque temático, a cidade também tem praias – onde é possível fazer passeios de barco ou escuna – e passeios turísticos urbanos para conhecer a cidade toda.

3. Aquiraz (CE)

Aquiraz, no Ceará, é uma cidade bem próxima à capital, Fortaleza, e abriga o maior parque aquático da América Latina. São 18 atrações ao todo, que seguem estilos diferentes: algumas são mais agitadas, enquanto outras são mais tranquilas. Há, ainda, atrações que são específicas para o público infantil, inclusive para bebês. É possível se hospedar nos resorts ao redor do parque, que também possuem recreação para crianças.

Sendo uma cidade litorânea, outras atrações são praias, outros parques aquáticos e alguns museus, especialmente para quem gosta de um passeio mais cultural com os pequenos.

5. Rio Quente (GO)

Outro destino relativo a parques aquáticos é a cidade de Rio Quente, em Goiás. O diferencial, neste caso, são as águas aquecidas em todo o parque. É dentro do Rio Quente Resorts que estão o Parque das Fontes e o Hot Park. O primeiro é só para sócios e hóspedes do resort, enquanto o segundo é aberto para hóspedes e visitantes, desde que paguem pelo ingresso.

Ambos os parques têm a água naturalmente quente, além de diversas atrações de diferentes tipos: praias artificiais, mergulho com instrutores, aulas de ginásticas, entre outras.

6. Gramado (RS)

Durante o ano, a cidade sulista atrai diversos turistas brasileiros, principalmente durante o inverno. No entanto, o destino também é uma ótima escolha para levar as crianças, uma vez que há uma série de atrações para os pequenos viajantes.

Entre elas, podemos citar o parque Snowland, onde é possível ver neve de verdade e participar de atividades relacionadas, como esqui, snowboard e pista de patinação. Apesar disso, o parque também tem atrações para crianças menores. Se decidir visitar o local, não esqueça de levar roupas e acessórios apropriados, pois lá é bem frio.

Há, ainda, o Mundo de Chocolate, com inúmeras esculturas feitas de chocolate, além de uma fonte logo na entrada. As esculturas, que não são pequenas (algumas superam os 4 metros de altura), retratam monumentos famosos ao redor do mundo.

7. Porto de Galinhas (PE)

Porto de Galinhas é mais uma cidade nordestina entre os destinos ideais para viajar com crianças. A cidade pernambucana é conhecida pela sua variedade de praias e piscinas naturais, o que, com certeza, chama a atenção dos pequenos viajantes. Graças às largas faixas de areia, há bastante espaço para brincar, além de permitir que as pessoas não fiquem tão próximas umas às outras.

As praias mais calmas e rasas também são excelentes atrações, pois garantem mais tranquilidade aos pais enquanto as crianças se divertem na água. Há também as piscinas naturais – com óculos de mar e snorkel, os pequenos podem ver os vários peixinhos que ficam por lá – passeios de jangada e de buggy, e o Projeto Hippocampus, que tem vários aquários com cavalos-marinhos e outros tipos de peixes e animais marinhos.

8. Olímpia (SP)

A cidade de Olímpia, no interior de São Paulo, também atrai os turistas com as suas águas termais. São dois os parques principais: Thermas dos Laranjais e o Hot Beach Olímpia. Algumas atrações do primeiro são piscinas para todos os públicos e hidromassagens. Já o segundo possui toboáguas nas piscinas, praias artificiais e escola de surf para as crianças.

Há ainda o Vale dos Dinossauros Olímpia, que conta com 38 dinossauros animatrônicos que se movimentam e emitem sons, além de um pequeno playground.

9. Foz do Iguaçu (PR)

Perto da Argentina e do Paraguai, a cidade de Foz do Iguaçu, no Paraná, tem atrações incríveis tanto para crianças como para adultos. Lá é possível conhecer as Cataratas do Iguaçu, uma das sete maravilhas do mundo. Outra atração é o Polo Astronômico, que fica na Usina de Itaipu, onde é possível observar os detalhes do sol por meio de um telescópio e uma máscara apropriada.

O Museu de Cera contém inúmeras estátuas de personalidades famosas, seja da ficção ou da vida real, além de cenários completos e miniaturas das principais maravilhas do mundo. É um ótimo lugar para levar a criançada, principalmente aqueles que gostam de personagens de quadrinhos.

10. São Paulo (SP)

Por fim, a capital paulista é repleta de atrações para as crianças. Sendo a maior cidade do Brasil, a quantidade de passeios de diferentes tipos é enorme. Alguns exemplos que podemos mencionar são: Parque da Mônica, Parque Ibirapuera (que tem até um planetário), Museu do Futebol, Parque Zoológico de São Paulo, Aquário de São Paulo, Museu Catavento, entre tantas outras.

Para atividades mais culturais, é possível visitar o Instituto Butantã, o Museu de Zoologia, na USP, a Casa das Rosas e o próprio centro da cidade – além de conter vários edifícios históricos abertos para visitas, o simples caminhar no centro já é um passeio cultural.

Bônus: hotéis fazenda

Uma atração à parte que as crianças adoram são os hotéis fazenda. Agradáveis tanto para adultos como para os pequenos, esses hotéis possuem diversas atrações infantis, inclusive monitores responsáveis pela recreação. Além de ser um passeio mais tranquilo do que passeios litorâneos, por exemplo, as crianças também têm a oportunidade de ter contato direto com os animais.

Viagens internacionais

1. Orlando (EUA)

É em Orlando que fica um dos parques mais desejados pelas crianças: o Disney World. Apesar de ter parques em outros lugares do mundo, é nesta cidade que está o maior parque da franquia. A cidade não possui apenas este parque como uma das suas maiores atrações, como também o Seaword (parque temático e zoológico da vida marinha) e o parque Universal Studios.

Todas essas atrações são destinos incríveis para quem escolhe viajar com crianças, uma vez que têm atividades para todas as idades.

2. Bariloche (Argentina)

Pertinho do Brasil, Bariloche é uma cidade que tem neve durante o frio, o que propriamente já é uma atração. As montanhas nevadas chamam atenção principalmente pelas estações de esqui, mas também por espaços específicos para os pequenos. Para passeios mais tranquilos, os resorts contam com atrações infantis e piscinas aquecidas.

Além da neve, também é possível visitar praças, mirantes, parques e o Museo del Chocolate, o que proporciona um passeio bem doce.

3. Valle Nevado (Chile)

Outro destino que também atrai os turistas por causa da neve é o Valle Nevado, que garante uma ótima visão da Cordilheira dos Andes. Assim como Bariloche, a cidade possui atividades na neve, como snowboarding e esqui. A partir de 4 anos, as crianças já podem participar de aulas de esqui e se divertir.

Crianças menores ou aquelas que preferirem, podem se divertir na neve sem precisarem praticar os esportes mais radicais.

4. Barcelona (Espanha)

A cidade espanhola de Barcelona atrai os turistas por suas belas praias, porém, também contém outros tipos de atrações que podem ser aproveitadas com a criançada: o teleférico até o parque L’Aquarium, livrarias infantis, o parque Tibidabo e, principalmente para os pequenos amantes de futebol, o Camp Nou e o Museu do F.C. Barcelona.

É possível, também, visitar o zoológico da cidade, o Museu de la Xocolata (ou Museu de Chocolate), a Cosmocaixa (museu de ciência) e fazer um passeio de ônibus turístico.

5. Sydney (Austrália)

O último destino internacional ideal para viajar com crianças é Sydney, na Austrália. A cidade não possui apenas praias paradisíacas, mas também montanhas, parques de diversão com várias atrações, museus, zoológico, passeios de barco, entre outras coisas.

Além de todas essas atrações, Sydney também chama atenção por sua paisagem, feiras gastronômicas e atrações musicais nas ruas.

Documentos necessários para viajar com crianças

Por mais prazeroso que seja viajar com crianças, é preciso tomar uma série de cuidados para que a viagem não seja afetada negativamente. Um desses cuidados deve ser tomado logo no planejamento da viagem, juntamente com a organização das bagagens: separar os documentos necessários para viajar com os pequenos.

Saber com antecedência sobre esses documentos é fundamental para que a sua viagem não seja comprometida. Principalmente em viagens internacionais, há documentos que levam mais tempo para serem emitidos, portanto, a sua procura deve ser o quanto antes.

O documento básico que é exigido nas viagens – tanto de avião, como de qualquer outra modalidade – é a carteira de identidade. Crianças que ainda não possuem o RG podem apresentar a certidão de nascimento, porém, vale a pena providenciar o RG mesmo com a criança ainda pequena.

Em viagens de avião, crianças e adolescentes de até 16 anos que estiverem viajando com seus pais, avós ou outros parentes de até 3º grau precisam apresentar um documento que comprove o grau de parentesco. Neste caso, os parentes podem ser pais, tios, avôs ou bisavôs.

Se o adulto responsável não tiver o parentesco exigido, é preciso apresentar uma autorização do pai, mãe ou responsável, reconhecida em cartório. Algumas companhias aéreas podem exigir a documentação de ambos os pais, por isso, pesquise sobre essa informação com antecedência.

Para voos internacionais, a lista de documentos necessários é um pouco maior. Podemos mencionar o passaporte (para destinos que não fazem parte do Mercosul) e o visto adequado (que varia conforme o destino).

Se a criança estiver viajando com apenas um dos pais ou com um adulto que não seja seu parente de até 3º grau, é preciso apresentar uma autorização assinada pelo outro pai, com firma reconhecida em cartório em duas vias, ou autorização judicial.

Lembre-se, ainda, da importância do seguro viagem. Em viagens internacionais, há destinos em que esta proteção é obrigatória, assim como há destinos em que o seguro é altamente recomendável. Não deixe de considerar a contratação de um seguro viagem, uma vez que ele pode te garantir atendimento em urgências e emergências médicas durante o seu lazer a um valor e condição melhores.

Esta é a principal função de um seguro viagem, porém, há algumas modalidades mais completas, que oferecem também coberturas contra problemas com voos. Se o seu seguro não tiver uma dessas coberturas e você, infelizmente, tiver um problema com seu voo, seja nacional ou internacional, a Voe Tranquilo pode te ajudar!

Somos uma empresa especializada em auxiliar o passageiro que teve seu voo atrasado ou cancelado, perdeu sua conexão, teve sua bagagem extraviada ou foi vítima de overbooking.

Dependendo da situação, você pode ter direito a uma indenização. Preencha o nosso formulário e tenha uma avaliação gratuita do seu caso!

Quer saber mais sobre como podemos te ajudar? Entre em contato conosco pelo WhatsApp, (11) 96060-4053 (clique aqui para abrir a conversa), ou envie um e-mail para [email protected].

Veja também!

Criança paga passagem aérea? Saiba como funciona essa cobrança

Autorização de viagem para menor: saiba tudo aqui!

Importante!

Esse texto tem caráter informativo e busca orientar consumidores sobre seus direitos. Somente um advogado é capaz de oferecer atendimento jurídico.

Caso seja necessária alguma retificação desse conteúdo, por favor, entre em contato pelo e-mail [email protected]

Compartilhar

Compartilhar pelo WhatsApp Compartilhar pelo Facebook mail_outline