Programas de milhas: o que são e como funcionam?

Programas de milhas: o que são e como funcionam?

Você sabe como os programas de milhas aéreas podem te ajudar a viajar sem pagar nada? Entenda como eles funcionam e saiba como escolher o melhor!

Banner 728x90 Banner 300x100

Muito se fala sobre os programas de milhas e sobre suas vantagens no planejamento de viagens e compra de passagens aéreas. Apesar disso, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre o que, de fato, são esses programas e como é o seu funcionamento.

Oferecidos por empresas de diferentes categorias, os programas de milhagem são interessantes para quem usa bastante o cartão de crédito e também viaja muito de avião.

Basicamente, eles permitem que o usuário do cartão acumule pontos e os troque por passagens aéreas, hospedagens e outros benefícios.

Quer saber mais sobre como funciona este tipo de programa? Acompanhe esta matéria e entenda quais são os benefícios em acumular milhas.

O que são os programas de milhas?

Programas de milhas são serviços oferecidos por companhias aéreas e por algumas empresas que comercializam cartões de crédito, como supermercados e bancos.

São como programas de fidelidade – quanto mais você viaja com a companhia ou usa o cartão, mais pontos você acumula.

Ao se fidelizar a determinada empresa aérea, o viajante pode ter mais benefícios, uma vez que todos os seus gastos se transformarão em pontos para utilizar em uma única companhia.

Como funcionam os programas de milhagens?

A função básica de um programa de milhas aéreas é acumular pontos para trocá-los por benefícios, como passagens aéreas, hospedagens, entre outros serviços.

Em geral, o ponto de partida deste tipo de programa é o cartão de crédito. É usando o cartão de crédito que se acumula pontos. Portanto, para participar de um programa de milhas, é necessário se cadastrar junto à empresa desejada e fazer compras com o cartão em questão.

Há, ainda, os programas das próprias companhias aéreas, nos quais é possível acumular milhas viajando.

Cada programa tem sua regra específica em relação à conversão de pontos. Sendo assim, há programas em que você ganha 1 ponto quando gasta R$1, assim como há aqueles em que a conversão considera o dólar americano. Por isso, é importante ficar atento a este fator antes de escolher o seu programa.

Uma vez que você já acumulou certa quantia de milhas, é preciso resgatá-las. Isso é necessário não somente para que você tenha os seus benefícios, mas para que você não perca tudo o que conseguiu juntar – na maioria dos programas, os pontos expiram depois de certo tempo. Este é outro ponto que merece a sua atenção.

Além disso, é importante entender que há diferença entre os programas de milhagem e os programas de fidelidade oferecidos por empresas que comercializam cartões de crédito.

Sendo um programa de milhagem, o primeiro acumula milhas propriamente ditas. Já os programas de fidelidade permitem que o consumidor junte pontos que podem ser transformados em milhas.

Ou seja, no programa de fidelidade de determinado cartão de crédito, você pode tanto converter seus pontos em milhas e utilizá-las na compra de passagens aéreas, como manter os seus pontos e resgatá-los com outros tipos de benefícios.

Vale saber, ainda, que há programas de milhas com diferentes níveis. Assim como há cartões standard, gold e platinum, os programas de milhagem possuem categorias distintas, como prata e ouro, por exemplo. Neste caso, uma categoria pode ter mais benefícios que outra.

Como acumular milhas?

Isso vai depender do tipo do programa de milhas em que você está cadastrado. Em programas que são oferecidos diretamente pelas companhias aéreas, você acumula pontos sempre que comprar uma passagem aérea. Neste caso em especial, é possível conseguir vários pontos de uma única vez.

Já nos programas oferecidos por empresas de outras categorias, o acúmulo de milhas se dá por meio das compras pagas com o cartão de crédito. Portanto, a cada compra que você fizer e usar o cartão de crédito do programa para pagar, você acumulará pontos.

Dependendo do tipo de conversão dos pontos, o acúmulo de milhas pode levar mais ou menos tempo. Caso a conversão seja em dólar, juntar os pontos pode demorar um pouco mais.

Além disso, lembre-se de conferir se os pontos são convertidos automaticamente quando há algum gasto ou se é necessário fazer algum tipo de cadastro.

Para acumular milhas mais rápido, vale a pena se fidelizar a uma única companhia aérea. Assim, todos os pontos conquistados vão para uma só empresa, ao invés de haver uma distribuição.

Quando o cliente opta por fazer parte de três programas de milhas, por exemplo, ele pode acumular pontos em todos eles, mas levará mais tempo para conseguir uma grande quantidade em algum. Concentrando todos os pontos em apenas um programa, fica mais fácil e rápido.

Outra alternativa é comprar as passagens aéreas com o próprio cartão do programa. Além de ganhar os pontos comprando as passagens, você também ganha usando o cartão de crédito.

Por fim, você ainda pode comprar nas lojas parceiras e ter uma taxa de conversão mais alta. Enquanto em outras lojas você acumula 1 ponto a cada dólar pago, por exemplo, nas lojas parceiras você pode acumular 1,5, 2 ou mais pontos.

Como resgatar as milhas acumuladas?

Algo que merece atenção é o fato de nem todos os programas possuírem a transformação automática de pontos em milhas. É normal que os programas de milhagem acumulem as milhas propriamente ditas, ao contrário de outros programas de fidelidade.

Tais programas de fidelidade podem, sim, ajudar o usuário do cartão de crédito a juntar milhas, no entanto, o que de fato é acumulado são pontos. É a partir de uma quantidade de pontos que o consumidor pode transformá-los em milhas aéreas ou em outros benefícios.

Sendo assim, para resgatar as suas milhas nos programas de milhagens, basta acessar o site ou aplicativo da companhia aérea e utilizar as milhas para efetuar a compra.

Em outros casos, você também pode fazer a compra diretamente pelo site ou aplicativo do próprio programa, como é o caso da Smiles, da Gol. Neste programa, por exemplo, você também consegue trocar suas milhas por reservas em hotéis e aluguel de carros.

Já nos programas de fidelidade, é necessário transformar os pontos em milhas para poder utilizá-las em passagens aéreas. Aqui, cada caso é único – essa conversão é diferente de acordo com o programa.

Usando o cartão de crédito do Pão de Açúcar, por exemplo, você pode fazer o resgate dos pontos nas três principais companhias aéreas em atividade no Brasil – Azul, Gol e LATAM. A conversão dos pontos em milhas para a empresa aérea desejada deve ser feita pela Central de Atendimento Itaucard, banco administrador do cartão.

O que considerar para escolher o melhor programa de milhagens?

Antes de escolher o seu programa de milhas aéreas, vale a pena se atentar a esta dica: ao se cadastrar em muitos programas, seus pontos acumulados podem ficar bem distribuídos. Assim, você pode levar mais tempo para conseguir uma boa quantidade de pontos para usar com determinada companhia.

Por isso, o ideal é que você não se cadastre em mais de dois programas deste tipo. Juntando pontos para usar em uma única empresa aérea, todos os seus esforços vão para um único lugar, o que facilita e acelera o acúmulo de milhas.

Sabendo disso, procure conhecer as opções de programa e os seus benefícios. Caso você prefira um programa oferecido diretamente por uma companhia aérea, considere optar por uma empresa que tenha uma boa quantidade de voos na sua cidade.

Além disso, consulte também o perfil da companhia. Algumas empresas são mais pontuais que outras – problemas como atraso e cancelamento de voo, por exemplo, são menos comuns em algumas companhias do que em outras. O site da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) disponibiliza essas informações.

Outro fator a ser considerado é o atendimento ao cliente. Uma vez que imprevistos sempre podem acontecer, é importante saber o quão bem você será atendido caso precise entrar em contato com a empresa aérea. Você pode verificar esta questão no Reclame Aqui, por exemplo.

Dê atenção especial à validade dos pontos, principalmente se você não costuma viajar muito. Neste caso, a curta validade pode te prejudicar, uma vez que você pode acabar perdendo seus pontos antes da próxima viagem.

Veja também quais são as lojas e empresas parceiras do programa. Com elas, você consegue acumular milhas mais rápido. Por isso, considere programas que incluam lojas presentes na sua rotina de consumo.

Apesar de encontrar o melhor programa de milhas de acordo com o seu perfil e de escolher a companhia aérea com os melhores índices, situações como mau tempo ou a necessidade de uma manutenção não programada ainda podem acontecer, ocasionando atrasos de voo e cancelamentos.

Na presença de problemas com voos, conte com a ajuda da Voe Tranquilo! Somos uma empresa especializada em auxiliar o passageiro que teve seu voo atrasado ou cancelado, assim como aquele que perdeu sua conexão, foi vítima de overbooking ou, infelizmente, teve sua bagagem extraviada.

Dependendo do seu caso, você pode ter direito a uma indenização. Preencha o nosso formulário e tenha uma avaliação gratuita do seu caso!

Quer saber mais sobre como podemos te ajudar? Entre em contato conosco pelo WhatsApp, (11) 96060-4053 (clique aqui para abrir a conversa), ou envie um e-mail para [email protected].

Veja também!

Como funcionam os programas de milhas aéreas?

Como comprar passagens aéreas mais baratas?

Importante!

Esse texto tem caráter informativo e busca orientar consumidores sobre seus direitos. Somente um advogado é capaz de oferecer atendimento jurídico.

Caso seja necessária alguma retificação desse conteúdo, por favor, entre em contato pelo e-mail [email protected]

Compartilhar

Compartilhar pelo WhatsApp Compartilhar pelo Facebook mail_outline