Como funcionam os programas de milhas aéreas?

Como funcionam os programas de milhas aéreas?

Viajar de avião é muito bom. Mas e se eu disser para você que existe a possibilidade de viajar de forma gratuita? Através dos programas de milhas aéreas isso é possível!

Banner 728x90 Banner 300x100

Quem viaja muito de avião certamente já deve ter ouvido falar sobre os programas de milhas aéreas. Esses programas visam criar a fidelidade do cliente com a companhia, além de serem vantajosos para o próprio passageiro.

Neste artigo, vamos falar um pouco mais sobre esses programas, como eles funcionam e quais os direitos do passageiro nas mais diversas situações.

O que são os programas de milhas aéreas?

Programas de milhas aéreas são um tipo de serviço oferecido pelas companhias aéreas que têm como objetivo fidelizar o cliente. Neles, quanto mais se viaja com a empresa, maiores são os descontos e benefícios.

É comum que, com o passar do tempo, esses programas de fidelidades se atualizem para oferecem uma melhor experiência ao cliente. Além disso, não apenas as empresas aéreas oferecem este serviço, como também empresas de cartões de crédito.

No Brasil, as principais companhias possuem algum tipo de programa de milhas. Com isso, temos diversas parcerias entre as empresas de cartões de crédito e as companhias aéreas, o que maximiza o alcance desses programas.

Principais programas de milhas aéreas

As principais empresas que atuam no Brasil em voos comerciais possuem seus próprios programas de milhas aéreas. Neste tópico, falaremos sobre os mais conhecidos, apresentando características úteis e como fazer para se cadastrar.

Multiplus (LATAM)

A LATAM utiliza o programa Multiplus para disponibilizar suas milhas aéreas a seus clientes. Esse programa se estende a todas as empresas que são do grupo OneWorld, como American Airlines, British Airways, e a própria LATAM Airlines, que opera em grande parte da América do Sul.

As milhas acumuladas no programa Multiplus podem ser trocadas por passagens aéreas, reservas de hotéis e diversos outros benefícios.

O cadastro no programa de fidelidade da LATAM é feito através do site da Multiplus. No processo, são solicitadas informações básicas do passageiro, como o país de residência e nacionalidade, bem como o número de documentos pessoais.

As milhas na Multiplus podem ser acumuladas tanto com as viagens em si, como com o uso do cartão de crédito. Os valores que são pagos com o cartão de crédito credenciado na plataforma podem ser convertidos em pontos que poderão ser trocados por viagens, equipamentos de tecnologia e produtos para o lar.

A Multiplus oferece, ainda, um cartão de crédito próprio, o Multiplus Itaucard. Ao utilizá-lo, o acúmulo de milhas é maior se comparado a outro cartão de crédito.

TudoAzul (Azul)

O programa de milhas da Azul é uma parceria com as empresas internacionais TAP e United. O cadastro nas duas plataformas pode ser feito nos sites das empresas e é muito simples, bastando apenas ter as informações pessoais em mãos para efetuar o cadastro.

No programa da Azul também existe a possibilidade de se acumular mais milhas utilizando o cartão disponibilizado pela empresa, o TudoAzul Itaucard. A média de pontos acumulados nesse programa é de cerca de 1 a 6 pontos por cada real gasto.

No programa TudoAzul existem quatro categorias diferentes. Essas categorias se diferenciam pelas vantagens, como a possibilidade de levar mais bagagem e acúmulos diferenciados de milhas a cada real gasto. Vamos apresentá-las:

  • TudoAzul: a categoria mais básica da Azul garante descontos em estacionamentos e acumula de 1 ponto a cada real gasto, independente da tarifa da passagem. Possui promoções exclusivas;
  • TudoAzul Topázio: permite bagagem de até 23 kg em voos nacionais e internacionais para a América do Sul. Garante de 1 a 3 pontos a cada real gasto, a depender da tarifa da passagem. Bônus de mil pontos de boas-vindas;
  • TudoAzul Safira: duas bagagens de 23 kg cada são permitidas nos voos nacionais. A cada real gasto, há o acúmulo de 1 a 4 pontos, a depender da tarifa da passagem. No TudoAzul Safira, o passageiro tem direito a duas cortesias por ano nos voos domésticos Espaço Azul, além de ter prioridade no embarque. O programa garante 2 mil pontos de boas-vindas;
  • TudoAzul Diamante: na categoria Premium da Azul, são permitidas até 3 bagagens com 23 kg cada em voos no Brasil. Os pontos acumulados a cada real gasto são de 1 a 6. O programa permite também uma bagagem extra de 23 kg em voos para os Estados Unidos e Europa. O cliente ganha, ainda, cortesia de passagem ida e volta para acompanhante em viagens no país.

Amigo (Avianca)

A Avianca possui um programa de milhas que permite acumular pontos em qualquer empresa aérea pertencente ao grupo Star Alliance. Neste grupo estão presentes a Air China, Avianca e United por exemplo.

*Atenção: A Avianca teve falência decretada pela Justiça em 14 de julho de 2020. A empresa já não operava no país desde maio do ano anterior. Com isso, o programa Amigo também deixou de existir.

O cadastro no programa é feito diretamente no site e é muito simples. Basta ter as informações pessoais e uma senha de acesso para participar.

No programa de milhas Amigo da Avianca, também há a divisão em quatro diferentes categorias. Entenda cada uma delas:

  • Categoria Bronze: todo cliente inicia nesta categoria, que garante o acúmulo de pontos no programa;
  • Categoria Silver: é necessário ter acumulado 18 mil pontos ou 20 trechos voados. Além de acumular pontos, é permitido viajar com uma bagagem adicional de 23 kg de forma gratuita;
  • Categoria Gold: o requisito para ser Gold é ter acumulado 45 mil pontos ou 50 trechos voados. Benefícios como bagagem prioritária, check-in preferencial e embarque prioritário são oferecidos nessa categoria;
  • Categoria Diamond: para se tornar Diamond, é necessário 90 mil pontos ou 100 trechos voados. Permite duas bagagens gratuitas de até 23 kg, além de atendimento exclusivo por e-mail, check-in prioritário e assento preferencial.

Smiles (GOL)

O programa de milhas Smiles, da Gol, além de oferecer benefícios nos voos, também permite a troca de pontos por produtos do Shopping Smiles. Reservas de hotéis e locação de veículos também são benefícios do programa.

O cadastro deve ser feito pelo site do Smiles e é muito simples. São solicitadas informações pessoais e o cliente deve aceitar os termos de contrato do programa.

Após o cadastro, será disponibilizado o cartão fidelidade contendo o número de cadastro do cliente. Este número deverá ser informado em todas as compras ou check-ins na empresa aérea.

Diferente de outros programas de milhas aéreas, só existem três categorias no Smiles. Confira:

  • Prata: categoria inicial que engloba clientes com menos de 10 trechos ou 10 mil milhas. Tem como benefício o desconto de 25% em todas as viagens e uma bagagem gratuita de até 23 kg. Também é possível antecipar voos próprios e de acompanhantes em até seis horas;
  • Ouro: acúmulo de 18 mil milhas ou 18 trechos voados. São permitidas duas bagagens gratuitas de até 23 kg. Desconto de 50% em assentos Gol + Conforto. Embarque preferencial. Antecipação de voo para acompanhantes em até 6 horas. Check-in preferencial;
  • Diamante: para passageiros com mais de 30 mil milhas ou 30 trechos percorridos. São permitidas três bagagens de até 23 kg gratuitamente e possibilidade de antecipação gratuita de qualquer voo para si mesmo ou acompanhantes.

O programa Smiles ainda permite que o passageiro acumule mais milhas se fizer compras com o cartão de crédito da empresa. Nesse caso, o valor total da fatura é transformado em pontos no fechamento.

Como funcionam os programas de milhas aéreas?

Os programas de milhas aéreas são aliados importantes das empresas. É por meio deles que a fidelização se torna mais recorrente. Isso porque, ao utilizar um programa de milhas aéreas, todo o valor gasto em passagens é revertido para o próprio passageiro.

Isso acontece com a transformação dos gastos em pontos ou milhas. Esses pontos e milhas podem ser trocados por benefícios, como descontos em passagens e serviços. As empresas parceiras das companhias aéreas também disponibilizam produtos em troca dos pontos.

Além destes benefícios, ao acumular milhas em seu cadastro, o passageiro tem acesso a outras vantagens. Assentos preferenciais, ambientes exclusivos em aeroportos e check-in mais rápido são alguns exemplos.

Para quem utiliza o transporte aéreo frequentemente, aderir aos programas de milhas aéreas pode ser uma ótima opção. Com o tempo, os benefícios vão se tornando mais interessantes e é possível, em alguns casos, até viajar gratuitamente.

As passagens de programas de milhas aéreas são iguais às passagens compradas?

As passagens adquiridas com os pontos dos programas de milhas aéreas possuem a mesma validade que as passagens compradas normalmente.

Inclusive, em alguns casos, as passagens de milhas são superiores às compradas por meios normais. O que vai determinar é o tipo de categoria que o passageiro se encontra em seu programa de milhas.

Há casos em que se consegue um assento especial, que possui mais espaço, pagando o mesmo que um assento comum. Isso é possível por conta dos benefícios concedidos pelas empresas aéreas. Além dos descontos, há casos em que o transporte da bagagem até certo peso também se torna gratuito.

Os programas de milhas das companhias aéreas são uma ótima maneira de o cliente economizar. Por meio deles, é possível ter acesso a passagens e recompensas por um preço menor.

Atendimento especial e vantagens na hora do check-in também são outras facilidades encontradas por quem utiliza esse tipo de programa.

Com um cadastro facilitado e sem nenhum custo adicional, os programas de milhas aéreas têm se tornado cada vez mais consolidados no mercado nacional.

Direitos do passageiro nos programas de milhas aéreas

Os passageiros que optam por programas de milhas aéreas são totalmente assegurados de direitos, assim como qualquer outro passageiro da companhia aérea, e é fundamental que eles conheçam esses direitos.

O que pode ocorrer no caso dos passageiros participantes de programas de milhagem, no entanto, é a diferenciação conforme a categoria do programa.

Como apresentamos no texto, as companhias garantem diferentes benefícios para cada categoria. Mas o tratamento para direitos fundamentais deve ser igual para todos.

Algumas situações ainda podem ocorrer mesmo com os passageiros que têm o benefício das milhas aéreas. Conheça algumas delas.

Overbooking

O overbooking acontece quando a empresa vende mais passagens do que é suportado pela aeronave. Essa prática ocorre pois as companhias aéreas precisam garantir que o voo seja o mais otimizado possível.

Por meio de análises, as empresas estimam uma porcentagem de ausências por voos e, então, vendem o excedente para ocupar toda a aeronave. Mas se essas ausências não ocorrerem, a companhia termina com mais passageiros do que assentos no avião.

O passageiro que não puder embarcar na aeronave por conta de overbooking terá direito a alimentação, transporte e hospedagem fornecidos pela companhia aérea até que seja disponibilizado um novo voo.

Há também o caso em que o passageiro desiste da viagem após se deparar com uma situação de overbooking. Nestes casos, ele pode receber o reembolso total de seu dinheiro. Se essa passagem foi adquirida por pontos, o regulamento do programa de milhas deverá ser consultado.

Perda e extravio de bagagens

Nesse tipo de situação, a empresa aérea tem um prazo para a solucionar o problema. Em voos nacionais, esse prazo é de 7 dias. Já nas viagens internacionais, o prazo é maior, 21 dias.

Se após esses prazos as bagagens não forem localizadas, o passageiro poderá ter direito a uma indenização da companhia aérea. Para receber a indenização, é fundamental que o passageiro guarde todos os recibos dos produtos comprados devido ao extravio da bagagem. Em muitos casos, mesmo com atrasos menores é possível se obter indenização pelo atraso na entrega da bagagem.

Em caso de danos à bagagem, o ideal é relatar em um documento quais foram todos os danos.

Já em caso de furto ou tentativa de violação da mala, é direito do passageiro solicitar uma pesagem para verificar se há diferença com o comprovante, além de registrar um Boletim de Ocorrência.

O que fazer em cancelamentos e atrasos de voo?

Desde 2010, as companhias aéreas são obrigadas a avisar os seus passageiros sobre o atraso ou cancelamento de voo. A ANAC (Agência Nacional da Aviação Civil) impôs algumas regras nesses casos:

  • Atraso superior a uma hora: a empresa deve oferecer meios de comunicação para os passageiros, como internet e telefone;
  • Atraso superior a duas horas: serviço de alimentação deve ser oferecido pela empresa aérea aos passageiros;
  • Atraso superior a quatro horas: dependendo do caso, a companhia aérea deve disponibilizar transporte aos passageiros para suas residências, no caso de aeroporto de origem. Em conexões, a cia aérea deve oferecer hospedagem em hotéis.

Se a empresa se negar a prestar essas assistências, o passageiro deve procurar um escritório da própria ANAC no aeroporto para apresentar uma queixa formal contra a empresa aérea.

Existem aeroportos que não possuem um escritório da ANAC. Nestes casos, é possível abrir uma reclamação diretamente pelo telefone ou site da Agência. É importante ter tudo documentado. Se preciso, fotografe o telão de informações da empresa.

Dependendo da sua situação, você ainda pode pedir uma compensação financeira por todo o transtorno. Neste caso, você pode contar com a ajuda da Voe Tranquilo! Somos uma empresa especializada em ajudar os passageiros que tiveram esse ou outros tipos de problemas com voos.

Preencha o nosso formulário para ter uma avaliação grátis do seu caso! Os documentos solicitados podem ser encaminhados de forma online, assim como todo o acompanhamento do caso.

Além de falarmos com você, também entraremos em contato com a companhia aérea responsável para buscarmos um acordo administrativo. Assim que a companhia fizer uma proposta de acordo, te enviaremos uma notificação para que você analise a oferta e escolha entre aceitá-la ou não.

Vale saber, ainda, que o nosso processo é gratuito. Não cobramos nenhum valor antecipadamente, e você só paga se, de fato, receber alguma compensação.

Quer saber mais sobre como podemos te ajudar? Entre em contato conosco pelo WhatsApp, (11) 96060-4053 (clique aqui para abrir a conversa), ou envie um e-mail para [email protected].

Veja também!

Nome errado na passagem: saiba o que fazer!

Seguro bagagem: entenda o que é e como funciona

Importante!

Esse texto tem caráter informativo e busca orientar consumidores sobre seus direitos. Somente um advogado é capaz de oferecer atendimento jurídico.

Caso seja necessária alguma retificação desse conteúdo, por favor, entre em contato pelo e-mail [email protected]

Compartilhar

Compartilhar pelo WhatsApp Compartilhar pelo Facebook mail_outline