Como evitar o extravio de bagagem? Confira 4 dicas!

Como evitar o extravio de bagagem? Confira 4 dicas!

Uma das formas de evitar o extravio de bagagem é deixar a mala bem etiquetada. Veja outras dicas para não ter esse problema!

Banner 728x90 Banner 300x100

Você sabe como evitar o extravio de bagagem? Apesar de não depender diretamente do passageiro, ainda há algumas dicas que podem ser seguidas para reduzir as chances de ter esse tipo de problema.

Infelizmente, o extravio de bagagem é uma situação comum nos aeroportos e pode acontecer com qualquer passageiro. Ao não receber a sua mala, o viajante inicia uma jornada nada agradável, podendo passar por alguns transtornos até que a sua bagagem seja encontrada. Além disso, o cenário fica pior quando o local é desconhecido.

A seguir, confira algumas sugestões para evitar o extravio de bagagem e entenda alguns motivos que levam a este contratempo. Continue a leitura e saiba mais!

O que fazer para evitar o extravio de bagagem?

Apesar do extravio de bagagem não depender diretamente do passageiro, há algumas coisas que ele pode fazer para evitar este tipo de problema. Confira abaixo.

1. Chegue com antecedência ao aeroporto

Essa é uma questão que vale ser destacada. Chegar com antecedência ao aeroporto pode evitar muitas dores de cabeça. Além de reduzir as chances de você passar por um estresse logo no início da sua viagem por estar em cima da hora, isso também diminui o risco de ter sua bagagem extraviada.

O check-in também deve ser feito com antecedência. Por essa razão, as companhias aéreas pedem que os passageiros estejam no aeroporto uma hora antes do voo, no mínimo. Em relação à bagagem, quanto antes você despachá-la, mais cuidado os funcionários do aeroporto terão com ela.

Uma vez que as conexões de curto prazo também contribuem para a ocorrência de extravios, no caso de voos domésticos, busque passagens que ofereçam mais de uma hora de conexão. Dessa forma, a correria é menor, possibilitando que as suas malas sejam encaminhadas à outra aeronave com tranquilidade.

2. Tire da mala as etiquetas dos voos antigos

Um erro comum cometido pelos passageiros é deixar as etiquetas de voos antigos em malas ou mochilas. Isso pode contribuir para a confusão dos funcionários que operam as bagagens, podendo resultar no seu extravio.

Por isso, sempre que for arrumar os seus pertences para a nova viagem, verifique se não há nenhuma tag ou informação referente a um voo anterior.

Além disso, sempre que você fizer uma conexão, não deixe de perguntar aos atendentes se será preciso pegar os seus objetos ou se eles apenas serão entregues no destino.

3. Deixe a bagagem bem etiquetada

Nos aeroportos, as malas são muito parecidas. Por essa razão, se a sua for mais comum — sem nenhuma cor que a diferencie das outras, por exemplo —, coloque uma etiqueta com o máximo de informações que conseguir. Isso vai contribuir até mesmo para o caso de ela ser perdida, permitindo que os funcionários a identifiquem em tempo hábil.

Mas, afinal, quais informações colocar? Nome, endereço, telefone, e-mail e destino são ótimos dados para que qualquer pessoa consiga identificar a mala ou sua mochila com facilidade.

Considere, também, o uso de acessórios para diferenciar a sua mala das demais. Você pode colocar adesivos, fitas ou cordões coloridos e outras coisas que colaboram para a sua fácil identificação.

4. Prefira malas com cadeados

Para garantir ainda mais segurança aos seus objetos, o mais indicado é contar com uma mala que tenha cadeado. Seja por código ou com um fecho comum, vale a pena usar um cadeado para proteger melhor os seus pertences, uma vez que isso irá dificultar a abertura para alguém mal-intencionado.

Quais são os principais motivos do extravio de bagagem?

Há várias razões para que uma bagagem seja extraviada. Veja algumas delas abaixo.

Conexões entre voos

Um dos motivos está relacionado às conexões. Pode ocorrer, por exemplo, de você embarcar em outra aeronave, mas a sua bagagem não. Em voos cujo tempo de conexão é curto, as chances de isso acontecer aumentam, principalmente pelo fato de as companhias aéreas adotarem um rígido planejamento para evitar atrasos.

Falhas da própria companhia aérea

É preciso levar em consideração que erros podem acontecer em qualquer trabalho operado por pessoas. No caso das bagagens, não é diferente. Falhas da companhia aérea também estão entre os principais motivos para o extravio, que ocorre entre o seu check-in e a colocação da bagagem na esteira.

Perda da mala

Quando mencionamos as falhas, não estamos nos referindo apenas às das companhias. O passageiro também pode cometer alguns erros que contribuem para o extravio da mala. É o caso da falta de identificação da bagagem ou, ainda, a colocação inadequada da etiqueta, aumentando o risco dela se soltar.

Furto da bagagem

As chances de isso ocorrer são menores, mas pode acontecer. Para evitar algo do tipo, o mais indicado é você chegar o quanto antes no aeroporto para acompanhar com mais calma todo o processo, além de ficar de olho na sua bagagem sempre que possível.

O que fazer em caso de extravio de bagagem?

Mesmo colocando essas dicas em prática, sua bagagem ainda pode extraviar. O que fazer nessa hora? Em primeiro lugar, o mais indicado é que você também leve uma bagagem de mão com os pertences mais pessoais. O mesmo vale caso você tenha que levar itens mais valiosos, como notebooks ou joias.

Leve nesta mala algumas peças de roupas, escova de dente, entre outros objetos que contribuirão para que você não fique sem nada. Isso é bom principalmente no caso de viagens a negócios, que exigem agilidade para solucionar esse tipo de situação.

Em relação às questões mais burocráticas, você deve avisar a companhia aérea imediatamente. Quando sua bagagem é extraviada, a empresa aérea é obrigada a lhe fornecer um documento chamado RIB (Relatório de Irregularidade da Bagagem). Exija este documento, pois é ele que comprova a falha na prestação de serviços da companhia. 

A partir dessa comunicação, a empresa terá até sete dias para devolver os seus objetos da mesma maneira como foram despachados. Além disso, ela também tem a responsabilidade de ressarcir os danos. Assim, você pode adquirir alguns itens básicos para os primeiros dias no seu destino.

E se a bagagem não for encontrada? Neste caso, também há um ressarcimento por parte da companhia aérea, conforme o destino. 

O ideal, inicialmente, é tentar solucionar a questão com a própria empresa. A tentativa de solução do problema por parte do passageiro é essencial, já que ela será considerada no futuro. 

No entanto, se a comunicação não for possível e você tiver algum tipo de prejuízo por um erro da companhia, o mais indicado é entrar com uma ação para receber uma indenização pelo ocorrido e transtornos causados.

Clique aqui para saber mais sobre o que fazer caso a sua bagagem seja extraviada.

Teve uma bagagem extraviada nos últimos 5 anos? Preencha o nosso formulário para saber se você pode ou não receber uma indenização pelo ocorrido!

Veja também!

Bagagem extraviada ou atrasada? 5 passos para resolver o problema

Dá para viajar só com a mala de mão?

Importante!

Esse texto tem caráter informativo e busca orientar consumidores sobre seus direitos. Somente um advogado é capaz de oferecer atendimento jurídico.

Caso seja necessária alguma retificação desse conteúdo, por favor, entre em contato pelo e-mail [email protected]

Compartilhar

Compartilhar pelo WhatsApp Compartilhar pelo Facebook mail_outline
Coronavírus (COVID-19): Clique aqui para ver orientações close