Overload aéreo: entenda o que é e quais são os seus direitos

Overload aéreo: entenda o que é e quais são os seus direitos

Banner 728x90 Banner 300x100

Você já ouviu falar sobre overload aéreo? Para operar, as aeronaves das companhias aéreas precisam respeitar uma série de normas dos órgãos oficiais, como o excesso de peso nos aviões. Caso contrário, a viagem apresentará riscos para passageiros e tripulantes. 

O overload aéreo está ligado ao peso armazenado pelo avião. Nesse sentido, o valor total representa a própria aeronave, com os viajantes, tripulantes e as bagagens. O volume de malas no voo, por sua vez, pode interferir neste limite e impedir a operação de voos com segurança. 

Para evitar o excesso de peso na aeronave, as companhias aéreas trabalham com normas e restrições. Entre elas estão o despacho de malas em outras aeronaves, ou o estabelecimento de limites com relação ao número de bagagens levadas pelo passageiro. 

Saiba mais sobre o overload aéreo e entenda quais são os direitos dos passageiros que tiveram este problema para viajar. 

O que é overload aéreo? 

O overload aéreo corresponde ao excesso de peso na aeronave, que pode interferir na realização do voo. Na prática, uma aeronave que ultrapassa o volume suportado está violando a segurança dos passageiros. Afinal, existem protocolos para a realização da viagem com maior proteção, e o peso excedente é um fator prejudicial.

A estrutura das aeronaves suporta volumes predeterminados. Desse modo, a lotação de assentos e número de bagagens precisam respeitar estes limites. Entretanto, os valores podem ultrapassar os níveis adequados, ainda mais se o avião armazenar bagagens além dos níveis indicados no compartimento de carga. 

As companhias aéreas precisam seguir as normas de segurança para evitar o excesso de peso e garantir a segurança, tanto dos viajantes como dos tripulantes. Em caso de overload, cabe à empresa reorganizar os voos e notificar os passageiros sobre o problema. 

Já percebeu que as companhias aéreas cobram dos passageiros que despacham um volume maior de bagagens? Isso ocorre para garantir o espaço adequado das malas, evitando o acúmulo de volume no compartimento do avião.   

Seu voo sofreu overload e não conseguiu embarcar no período previsto? Veja quais são os seus direitos e saiba como lidar com a situação.    

Quais são os direitos dos passageiros prejudicados pelo overload aéreo? 

Em primeiro lugar, as companhias aéreas precisam informar os passageiros sobre o overload o quanto antes e prestar uma assistência completa. Sendo assim, as empresas precisam organizar os clientes em outros voos ou, dependendo da situação, despachar as bagagens em outras aeronaves para o mesmo destino. 

As bagagens despachadas pelos clientes têm que chegar ao destino indicado com a identificação do responsável. Caso contrário, as empresas terão que arcar com os custos da bagagem, que cubram os objetos armazenados que sofreram extravio

Caso o passageiro não consiga embarcar, tenha que esperar um segundo voo ou a viagem seja cancelada, a companhia aérea deve oferecer uma assistência proporcional. Dessa forma, a ajuda pode ser uma quantia financeira para pagar custos básicos. 

Em atrasos severos, além da assistência material para cobrir custos, as companhias precisam garantir hospedagem e transporte para que o passageiro possa aguardar um novo voo. 

Quer saber mais? Entenda os direitos do passageiro no cancelamento de voo  

Contudo, o overload aéreo está ligado diretamente à organização da companhia nas aeronaves. Logo, cabe aos responsáveis evitar um volume de bagagens que estejam fora dos padrões do compartimento de carga, mas também em situações de overbooking

Como evitar o excesso de peso nas bagagens? 

Como dissemos acima, o overload é uma situação ligada à gestão das próprias companhias aéreas, que devem ficar atentas aos volumes de passageiros e de peso no compartimento das aeronaves. 

Todavia, os clientes também podem tomar precauções próprias para evitar o excesso de peso em bagagens e não ter que pagar taxas extras. Veja abaixo algumas dicas para otimizar a organização das bagagens. 

1. Organize o espaço interno das bagagens

A organização interna de malas e mochilas é uma etapa essencial para reduzir o peso das bagagens. Na hora de arrumá-las, dobre as peças de roupas sem amassá-las e ocupe o espaço interno de forma completa. As peças menores, como meias e roupas íntimas, podem ficar em organizadores de plásticos ou necessaires. 

Sua bagagem tem bolsos? É hora de usá-los. Ocupe os espaços internos e externos para conseguir armazenar objetos e fazer uma viagem com tranquilidade. Mas garanta que os espaços estejam protegidos contra violações.   

2. Seja assertivo na hora de escolher peças e calçados

Na hora de arrumar as malas, prefira peças que se adequam a diferentes ocasiões. Ou seja, um vestido, por exemplo, que possa ser utilizado em passeios durante o dia, mas também em jantares durante a viagem. 

O pensamento é o mesmo para calçados: tenha opções para o lazer, que também combinem com momentos de trabalho ou caminhada. Esteja pronto para diversas ocasiões. 

3. Considere o período da viagem 

Um fator para arrumar as bagagens e evitar o excesso de peso é considerar a quantidade de dias da viagem. Dessa forma, você garante um volume adequado de peças, sem precisar gastar dinheiro comprando roupas no local.

Outro ponto essencial é verificar o clima do destino que será visitado. Se as temperaturas estiverem quentes, separe roupas leves para curtir a viagem com maior tranquilidade.  

4. Fique atento ao material da mala

Na hora de comprar a mala de viagem, prefira materiais que sejam resistentes, mas que não ampliem tanto o peso da bagagem. O ABS, por exemplo, é um material rígido e leve, o que protege os itens que estejam dentro da mala e não ampliam o peso dela.

Caso viaje apenas com uma bagagem de mão, as mochilas de tecido ou polipropileno são opções leves. Mas, é fundamental que o peso delas no embarque  não ultrapasse os 10 kg e respeite as dimensões informadas pela empresa. 

Está pensando em viajar com apenas uma mala de mão para não levar peso? Veja abaixo algumas dicas para organizar a sua bagagem! 

É possível viajar com apenas uma mala de mão? 

Sim, principalmente se a viagem tiver poucos dias. Nesse caso, a organização da mala precisa ser assertiva e completa. Em outras palavras, você deve levar itens objetivos, que não façam peso e proporcionem uma viagem sem perrengues.

Vai viajar a trabalho? Leve trocas de roupas fáceis, que possam ser utilizadas em diferentes ocasiões. Porém, fique atento a emergências e leve até duas peças para possíveis substituições. 

Não esqueça de preparar uma necessaire com itens de higiene pessoal, como escova de dente, desodorante, sabonetes e lenços de papel. Eles são essenciais para chegar no destino e deixar uma boa impressão.   

Confira outras dicas para organizar a sua bagagem de mão!    

Teve problemas com overload aéreo? Veja o que fazer!  

Em geral, as companhias aéreas estão atentas com relação ao excesso de peso nas aeronaves, mas imprevistos podem acontecer. Por isso, as empresas devem ter planos para diminuir os transtornos causados aos passageiros. 

Veja a seguir o que fazer em caso de overload aéreo: 

1. Ouça a resposta da companhia aérea

A empresa responsável pelo voo precisa elaborar uma alternativa para que o passageiro chegue até o destino. Geralmente, existe a opção de encaixá-lo em voos para o mesmo destino, que podem ter menores ou maiores diferenças de horários. 

Pensando na alternativa de voo, as empresas devem oferecer uma compensação. Se o embarque ficar para o dia seguinte, por exemplo, cabe às companhias garantir transporte e hospedagem. 

2. Avalie a sugestão da empresa 

Analisou as sugestões oferecidas pela companhia aérea? Escolha a opção que trará comodidade e resolverá o problema em menor tempo. Porém, fique atento com relação às regras e horários indicados pela empresa. 

Se nenhuma das alternativas da companhia aérea resolverem o transtorno, veja o próximo passo e saiba como solucionar o problema. 

3. Ficou insatisfeito com a sugestão? Busque os seus direitos

O overload pode interferir no embarque do passageiro e, quando a companhia aérea não propõe uma boa resolução, os passageiros precisam de uma compensação justa. Nesse sentido, é possível buscar unidades do Procon ou abrir uma reclamação junto ao consumidor.gov.br

Os consumidores que sofreram overload aéreo precisam reunir documentos da compra e o comunicado feito pela companhia aérea, que precisa comprovar o ocorrido. Com eles, será mais fácil buscar uma reparação. 

A Voe Tranquilo também é uma opção para tentar uma compensação justa com as empresas. Nossos especialistas no setor aéreo avaliam gratuitamente o transtorno e tentam um acordo junto à companhia aérea. 

Todo o processo é feito online, com segurança e proteção de dados. Acesse o nosso site e cadastre o seu caso. Recebemos apenas se houver um acordo entre o passageiro e a companhia aérea. 

Veja também!  

Importante!

Esse texto tem caráter informativo e busca orientar consumidores sobre seus direitos. Somente um advogado é capaz de oferecer atendimento jurídico.

Caso seja necessária alguma retificação desse conteúdo, por favor, entre em contato pelo e-mail [email protected]

Compartilhar

Compartilhar pelo WhatsApp Compartilhar pelo Facebook mail_outline