Como registrar reclamação no consumidor.gov.br sobre problemas em viagens aéreas

Como registrar reclamação no consumidor.gov.br sobre problemas em viagens aéreas

Quantas vezes você esteve em viagem e ficou sem amparo para solucionar um problema com uma companhia aérea ou agência de viagens? Sendo a parte mais frágil dessa relação, o consumidor acaba deixando de reclamar quando a empresa comete falhas contra ele, simplesmente por acreditar que não terá como solucionar.

Porém, alguns problemas com viagens aéreas não podem ser esquecidos e precisam de uma solução. Casos em que haja necessidade de cancelar ou remarcar sua passagem devem ser solucionados o quanto antes.

Pensando nisso, criamos um passo a passo para ensinar você a registrar reclamações no site consumidor.gov.br e reivindicar seus direitos de forma simples. Boa leitura!

Para que serve o consumidor.gov.br?

A plataforma consumidor.gov.br é uma ferramenta que está ao lado do consumidor na busca pela solução amigável de problemas que atingem a relação entre empresa e cliente.

Com a supervisão da Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor), do Ministério da Justiça, do Procon, do Ministério Público e de defensorias, o site opera de maneira simples e sem burocracia.

O consumidor.gov é um serviço público que, de modo eficiente, conecta clientes, empresas e o Estado para garantir soluções práticas em defesa do direito do consumidor.

Passo a passo para registrar sua reclamação no consumidor.gov.br

Confira como cadastrar a sua reclamação e acompanhar a negociação do seu pedido de forma amigável e sem preocupação.

1. Acesse o site consumidor.gov.br

Acesse o site consumidor.gov.br e pesquise se a empresa sobre a qual você quer reclamar atende pela plataforma.

Caso a empresa seja cadastrada na plataforma, basta você fazer um cadastro simples e rápido, como veremos a seguir.

2. Cadastre-se no site consumidor.gov.br

Clique no botão Cadastrar, localizado no canto superior direito. Preencha os campos do cadastro corretamente, com atenção especial para o email e o telefone, pois a empresa pode usá-los para entrar em contato com você.

Após o seu cadastro, procure pelo nome da empresa e complete as informações que serão solicitadas ao registrar a sua reclamação.

Em caso de reclamação anterior relacionada com a atual, você deve acrescentar o protocolo de atendimento no campo correspondente.

3. Descreva o problema com a companhia aérea ou agência de viagens

Após preencher as informações sobre o ramo de atuação da empresa e o tipo de serviço contratado, escreva detalhadamente o seu problema. Especifique se deseja remarcar a sua viagem para outra data ou se quer o reembolso do valor pago nas passagens aéreas.

A plataforma oferece alguns modelos que podem orientar você ao formular a reclamação. Use-os ou escreva da sua maneira. Preparamos também um modelo que pode ser facilmente adaptado para o seu caso.

Modelo para descrição do problema com a companhia aérea no consumidor.gov.br

“Gostaria de lhes propor um acordo em relação ao [escreva aqui o problema aéreo que você sofreu] no voo [código do voo], ocorrido no dia [data], sendo o localizador de número [coloque o número do seu localizador aqui].

Descreva o problema.

4. Descreva o pedido de acordo com a companhia aérea ou agência de viagens

No campo Descreva seu pedido à empresa, é importante registrar tudo o que for necessário.

Dica: se você tiver notas fiscais ou comprovantes de contratempos que foram causados pelos problemas enfrentados de forma indevida, anexe os documentos logo após detalhar o seu caso, clicando em Adicionar arquivos.

Modelo para cadastrar pedido no consumidor.gov.br

“Em razão de todo o ocorrido é que se propõe a realização deste acordo extrajudicial para solicitar [escreva se deseja a remarcação da viagem ou o reembolso das passagens aéreas], a fim de compensar todos os transtornos sofridos.”

5. Conclua o pedido e anote o protocolo

Lembre-se de guardar o número do protocolo da sua reclamação feita no consumidor.gov e de consultar o andamento da sua solicitação.

Quer saber sobre seus direitos em viagens aéreas e como evitar problemas? Confira nosso conteúdo sobre direito do passageio de avião.

Compartilhar

Compartilhar pelo WhatsApp Compartilhar pelo Facebook mail_outline
Seu voo atrasou ou foi cancelado alguma vez nos últimos 5 anos? Você pode ter direito a compensação. Verificar grátis
Coronavírus (COVID-19): Clique aqui para ver orientações close