O que é Green Card? Conheça o documento

O que é Green Card? Conheça o documento

O Green Card permite que estrangeiros consigam permanecer nos Estados Unidos de maneira legal. Conheça o documento e veja como consegui-lo!

Banner 728x90 Banner 300x100

O Green Card garante a permanência de estrangeiros nos Estados Unidos. Na prática, ele concede alguns direitos para quem não é norte-americano. Desse modo, os portadores do cartão conseguem morar, estudar e trabalhar dentro do país.

Para viver nos Estados Unidos, é necessário seguir uma série de regras. Não é diferente com a emissão do Green Card, que garante a permanência no território sob algumas condições. Entre os requisitos para ter o documento estão o parentesco ou matrimônio com um cidadão norte-americano.

Quer saber mais sobre o documento e conhecer as regras para emiti-lo? Continue a leitura e veja quais os passos necessários para ter o Green Card.

Green Card: o que é?

Imagem: Estadão Fotos/ AP

O Green Card é um objetivo para muitos estrangeiros que desejam viver nos Estados Unidos. Isso porque, o cartão, também chamado de US Permanent Resident Card, permite que os portadores fiquem no país de forma permanente.

Além de garantir a residência do indivíduo, o documento concede outros direitos, como trabalhar em empresas do país, estudar em escolas e universidades, e receber assistência médica.

Em suma, o Green Card concede boa parte dos direitos de quem possui a cidadania americana para estrangeiros. Mas vale lembrar que os documentos são itens distintos. Ou seja, o processo para tirar ambos é diferente.

Mesmo com certas vantagens, o cartão de residência permanente não permite que o portador vote em eleições do país. Além disso, o estrangeiro também não pode concorrer a cargos públicos em estados norte-americanos.

A primeira via do Green Card possui duração de 2 anos. Logo após o período, o portador deve renovar o documento. A partir da liberação da segunda via, o cartão fica com validade de 10 anos.

Veja abaixo como você pode obter o Green Card e viver nos Estados Unidos de forma permanente.

Como conseguir o Green Card?

Enquanto alguns documentos podem ser retirados de maneira menos burocrática, o cartão de residência permanente é liberado com certas condições.

O visto para entrar nos Estados Unidos, por exemplo, é emitido de acordo com a categoria do viajante. Existem autorizações para turistas, estudantes, trabalhadores, artistas e outros públicos.

Por outro lado, a emissão do Green Card está condicionada a uniões matrimoniais, parentescos com norte-americanos e investimentos em empresas dos Estados Unidos. Entenda as regras!

1. Casamento com um cidadão dos Estados Unidos

O casamento com um cidadão norte-americano é uma das alternativas para conseguir o Green Card. Nesse sentido, existirá um parentesco após a união, e o casal pode preencher o Formulário I-130 para entregá-lo no Departamento de Imigração dos EUA.

No processo, haverá a análise de documentos e uma entrevista com o casal. Se for identificado algum sinal de fraude, tanto o cidadão norte-americano como o estrangeiro podem ser indiciados por crime federal. Por isso, casar-se com o único objetivo de obter o Green Card é proibido.

Logo após a aprovação no processo, o cidadão estrangeiro recebe o Green Card com duração de 2 anos. Depois do período, é necessário passar por uma nova entrevista e renovar o documento, que ganha validade de 10 anos.

2. Ter parentesco com cidadão norte-americano

O parentesco com um cidadão nascido nos Estados Unidos permite que você também consiga ter o Green Card. Ou seja, se os seus pais, irmãos ou filhos tiverem a cidadania, basta preencher o Formulário I-130 e solicitar o cartão.

O candidato ao Green Card deve passar pela entrevista no Departamento de Imigração dos Estados Unidos e seguir as regras do órgão.

3. Ter contrato de trabalho com empresa dos Estados Unidos

As empresas dos Estados Unidos também podem facilitar a emissão do Green Card para estrangeiros. Isso porque, se uma determinada companhia alegar que o colaborador é indispensável para ela, com o tempo, o visto de trabalho pode se tornar um Green Card.

Para esses casos, o estrangeiro precisa apresentar o Formulário I-140.

4. Fazer investimentos nos Estados Unidos

Até o início de julho de 2021, os indivíduos que fizessem aplicações consideráveis dentro dos Estados Unidos poderiam ter o Green Card. Mas, a regra foi retirada do plano orçamentário do país. Por isso, não é possível ter o cartão de residência permanente desta forma.

Enquanto estava em vigor, o Green Card era liberado para quem investisse entre US$500 mil e US$1 milhão em empresas do país. Nesse caso, o investidor também deveria portar o visto EB-5, exclusivo para a categoria.

Não há previsões para que esta regra volte a entrar em vigor. Assim, recomendamos que continue acompanhando nosso blog e outros veículos de imprensa para saber mais informações.

O Green Card concede a cidadania americana?

Mesmo que libere o direito de viver, estudar e trabalhar nos Estados Unidos, o Green Card não concede a cidadania norte-americana. Ou seja, os estrangeiros com o documento não podem concorrer a cargos públicos e nem votar nas eleições do país.

Contudo, quem tem o Green Card pode conseguir a cidadania americana com o tempo. Para quem casou-se com um cidadão dos Estados Unidos e tirou o Green Card, o período mínimo para solicitar a cidadania é de 3 anos de casamento.

Vale ressaltar que o estrangeiro não pode ter ficado fora dos EUA por mais de 6 meses, além de viver no país há, pelo menos, 18 meses.

Em outros casos, o portador do Green Card pode dar a entrada na cidadania americana após cinco anos de emissão do documento. Neste caso, também é necessário não ter se ausentado por mais de 6 meses do país.

Quais documentos são necessários para viajar aos Estados Unidos?

Para aterrissar nos Estados Unidos, é necessário reunir alguns documentos essenciais. Eles vão garantir uma viagem tranquila e diminuir as chances de problemas durante o passeio. Veja:

1. Passaporte

O principal documento para desembarcar nos Estados Unidos é um passaporte válido. Para brasileiros, ele pode ser emitido junto à Polícia Federal, mediante preenchimento do formulário online e pagamento da taxa. Logo após, basta fazer um agendamento e retirá-lo em uma unidade do órgão.

Quer conferir o processo completo? Veja como tirar o passaporte e viajar para os Estados Unidos.

2. Visto americano

O visto também é indispensável para entrar no território norte-americano. O documento funciona como uma autorização que garante a circulação legal no país. No entanto, é necessário emitir o visto de acordo com a finalidade da viagem.

Em suma, existem vistos para turistas, estudantes, profissionais que estão viajando a trabalho, entre outros tipos. Por isso, verifique o modelo correto na hora de solicitá-lo.

Saiba mais sobre o visto e como tirá-lo para viajar para os Estados Unidos.

3. Carteira de vacinação atualizada

A pandemia de Covid-19 reforçou a importância da imunização para o novo coronavírus, mas também contra outros tipos de doença. Nesse sentido, é importante levar com você a carteira de vacinação com as doses contra as seguintes doenças:

  • Febre amarela;
  • Tétano;
  • Difteria;
  • Antirrábica;
  • Hepatites A e B;
  • Tríplice Viral.

Contudo, a emissão da Carteira de Vacinação Internacional também é uma alternativa para comprovar o recebimento das vacinas obrigatórias. Saiba mais sobre o documento!

Atenção! Com relação à Covid-19, além de comprovar a vacinação, é necessário apresentar um teste negativo para o novo coronavírus (RT-PCR) realizado até 72 horas antes do voo. Fique atento!

Por fim, na hora de fazer o embarque, também é fundamental apresentar uma quantia em dólares que usará na viagem e a passagem de retorno ao Brasil.

Problemas com a companhia aérea? Fale com a Voe Tranquilo!

Os problemas com o transporte aéreo podem acontecer, mas você deve saber como recorrer aos seus direitos como consumidor. A Voe Tranquilo está pronta para te ajudar em caso de voo cancelado, extravio de malas, overbooking e outros problemas.

Para que possamos te ajudar, preencha o formulário e verifique se você pode ter direito a compensações pelo transtorno. Se preferir, entre em contato pelo WhatsApp, ou envie um e-mail para [email protected].

Veja também!

Permissão Internacional para Dirigir (PID): o que é e como tirar

Como planejar uma viagem? Veja 8 dicas!

Importante!

Esse texto tem caráter informativo e busca orientar consumidores sobre seus direitos. Somente um advogado é capaz de oferecer atendimento jurídico.

Caso seja necessária alguma retificação desse conteúdo, por favor, entre em contato pelo e-mail [email protected]

Compartilhar

Compartilhar pelo WhatsApp Compartilhar pelo Facebook mail_outline