Confira 6 dicas para viajar no outono!

Confira 6 dicas para viajar no outono!

Precisa de dicas para viajar no outono? Aproveite a estação de baixa temporada e faça uma viagem mais barata e mais tranquila!

Banner 728x90 Banner 300x100

Algumas vezes, o destino de interesse pode não ser o local mais adequado para se visitar durante a estação do ano vigente. Durante o inverno, por exemplo, pode não ser uma ideia tão boa visitar uma região litorânea, assim como visitar cidades mais altas no verão, que normalmente possuem mais atrações no frio. Por isso, separamos 6 dicas para você viajar no outono e aproveitar a sua viagem ao máximo!

O outono é uma estação de baixa temporada e que tem temperaturas mais amenas, não exigindo tantos cuidados dos turistas. No entanto, ainda existem alguns pontos que, se considerados, proporcionam uma melhor viagem nesta estação do ano. Confira agora as nossas dicas para que a sua viagem no outono seja a melhor possível.

6 dicas para viajar no outono

1. Aproveite a baixa temporada

Diferente do verão e do inverno, que são épocas consideradas de alta temporada (inclusive por causa das férias escolares), o outono é uma estação da baixa temporada, o que significa que menos pessoas viajam neste período.

Uma consequência disso é que os lugares não ficam tão cheios. É mais fácil encontrar um quarto de hotel ou pousada, restaurantes têm mais mesas vagas, as lojas e centros comerciais têm mais espaço e as atrações turísticas têm filas menores. Ou seja, você não terá que enfrentar um tumulto comum em outras épocas do ano e ainda terá mais tempo para fazer outras atividades durante a sua viagem.

Outra vantagem é o preço das passagens aéreas e da hospedagem. Como a procura é menor, os preços também caem, permitindo que você faça uma viagem muito mais barata do que se fizesse no verão ou no inverno.

Além disso, na baixa temporada, as chances de ter um problema com voo são menores. Na alta temporada, os aeroportos ficam mais cheios, o que pode fazer com que o seu voo atrase ou seja cancelado, ou que você seja vítima de um overbooking. No outono, ainda que esses problemas continuem a existir, a frequência é menor.

2. Pesquise sobre o clima do seu destino e veja a previsão do tempo

Ainda que o outono tenha temperaturas mais amenas, dependendo do seu local de destino, você pode se deparar com um tempo mais frio ou mais quente do que você esperava. No Brasil, por exemplo, o outono no sul pode ser muito mais frio do que o outono no norte e nordeste.

Por isso, principalmente se você for do norte ou nordeste do país, e estiver indo para algum estado do sul, não deixe de pesquisar sobre o clima na região e também a previsão do tempo, pois o frio pode ser mais intenso do que o esperado. O mesmo é válido para quem é do sul e pretende ir para o norte ou nordeste – o clima pode ser mais quente do que a expectativa.

Essa pesquisa é fundamental em muitos aspectos. É a partir dela que você planejará os seus passeios, organizará as suas malas, escolherá uma acomodação, definirá o horário da sua partida e chegada, entre outros fatores. Não deixe de fazê-la para não ser pego de surpresa.

3. Aproveite as promoções

Como a procura por passagens e quartos é menor durante o outono, é nesta época que as companhias aéreas e hotéis fazem mais promoções. Aproveite os preços baixos e gaste menos na sua viagem. Assim, você pode usar o valor economizado em outras coisas da própria viagem ou, ainda, para outros projetos.

Você pode procurar essas promoções nos sites das companhias aéreas, em sites de hotéis e pousadas, e em agências de turismo, em seus sites ou postos físicos.

4. Planeje os passeios

Mais uma das dicas para viajar no outono é o planejamento dos passeios da sua viagem. Quando você faz isso com antecedência, você consegue aproveitar melhor o tempo. Pesquise sobre o local onde você ficará e veja quais são as atrações turísticas mais próximas, além daquelas que você já sabe que quer visitar. Veja qual é a distância que você deverá percorrer para ir até os pontos desejados e pesquise sobre como você fará esse trajeto: carro próprio ou alugado, a pé, de ônibus, táxi, carro de aplicativo, entre outros.

Lembre-se que, dependendo do seu destino, os dias podem ser mais longos ou mais curtos. Assim, considere esse ponto no seu planejamento.

5. Leve roupas variadas

Como no outono as temperaturas são mais amenas, você pode levar na sua bagagem tanto roupas de frio, como roupas de calor. Leve calças, bermudas e shorts, vestidos, casacos mais quentinhos, camisetas regatas e de manga comprida, sempre se atentando ao peso máximo da mala de mão ou para despachar (se sua viagem for de avião).

Assim, você está preparado tanto para um tempo mais frio, quanto para um tempo mais quente.

6. Faça ecoturismo

O outono é uma ótima estação para quem gosta de fazer ecoturismo. A prática consiste no turismo consciente e sustentável, onde os turistas conhecem os ambientes naturais, com práticas que colaboram para a conservação do espaço. Algumas atividades do ecoturismo são mergulho, caminhadas, trilhas, safaris, entre outras coisas relacionadas à natureza.

Pela baixa quantidade de chuvas e uma temperatura mais agradável – nem tão quente e nem tão frio -, o outono pode ser uma estação ideal para fazer passeios ao ar livre, principalmente em meio a paisagens naturais.

Lugares para viajar no outono no Brasil

1. Ouro Preto (MG)

A cidade histórica de Ouro Preto, em Minas Gerais, atrai diversos turistas durante o outono por ter um nível menor de chuvas, o que permite mais passeios para conhecer e explorar as ruas e edifícios antigos. São vários os fatores que compõem o cenário histórico: igrejas barrocas, fachadas coloniais e monumentos arquitetônicos, religiosos e artísticos, além das festas regionais. Também por conta da temperatura mais agradável, os passeios se tornam mais tranquilos nesta estação.

2. Chapada dos Veadeiros (GO)

Para viajantes que gostam de trilhas e escaladas, principalmente os praticantes do ecoturismo, a Chapada dos Veadeiros, em Goiás, torna-se um ótimo destino durante o outono. Nesta época do ano, o nível de chuvas é menor, o que faz com que a Chapada fique mais seca. Assim, as atividades ficam mais fáceis e tranquilas. Apesar da seca, ainda é possível aproveitar rios e cachoeiras.

3. Bento Gonçalves (RS)

Bento Gonçalves atrai viajantes de todo o Brasil com a degustação de vinho, no Vale dos Vinhedos. A união com a culinária gaúcha e as paisagens naturais com os tons das folhas secas torna o destino muito procurado durante o outono, além das temperaturas não tão baixas, mas também não tão altas.

Além do vinho, também é possível conhecer o Parque Temático Epopeia Italiana, o Museu do Imigrante e a Fundação Casa das Artes.

4. Chapada Diamantina (BA)

A Chapada Diamantina é outro destino que atrai os turistas durante o outono. Assim como os outros destinos mencionados, nesta época do ano a região recebe menos chuvas, permitindo a realização de trilhas e caminhadas em morros e cachoeiras.

É no outono que o sol fica na posição ideal para iluminar o Poço Encantado, uma das principais atrações do local, juntamente com o Poço Azul e com o pôr do sol no Morro do Pai Inácio.

5. Campos do Jordão (SP)

Embora seja um destino muito procurado no inverno, Campos do Jordão é um ótimo lugar para viajar no outono, principalmente para quem não é tão fã do frio. Como a cidade é bem alta e, consequentemente, bem fria, no outono sua temperatura fica mais agradável, permitindo passeios não tão gelados.

Se no inverno, o cenário europeu da cidade paulista já atrai os turistas, no outono, as folhas secas em tons de vermelho, amarelo e verde chamam ainda mais a atenção dos viajantes. Além disso, por ser baixa temporada, a cidade também fica menos cheia, ideal para um turismo mais tranquilo.

Gostou das nossas dicas para viajar no outono? Não existe uma estação certa ou errada para viajar, basta que você tenha os cuidados necessários para conseguir aproveitar ao máximo o seu destino.

Porém, mesmo com todos os cuidados, ainda é possível se deparar com um problema com voo, como atraso ou cancelamento do voo, overbooking ou, pior, o extravio de bagagem. Em uma situação como essa, a Voe Tranquilo pode te ajudar! Somos uma empresa especializada em auxiliar o passageiro que teve todos esses tipos de problemas com voos, deixando-o ciente sobre os seus direitos.

Dependendo do seu caso, você pode ter direito a uma indenização. Preencha o nosso formulário e tenha uma avaliação gratuita do seu caso!

Para saber mais sobre como podemos te ajudar, entre em contato conosco pelo WhatsApp, (11) 96060-4053 (clique aqui para abrir a conversa), ou envie um e-mail para [email protected]

Veja também!

Veja 6 dicas para viajar no inverno!

10 dicas para a sua primeira viagem de avião

Importante!

Esse texto tem caráter informativo e busca orientar consumidores sobre seus direitos. Somente um advogado é capaz de oferecer atendimento jurídico.

Caso seja necessária alguma retificação desse conteúdo, por favor, entre em contato pelo e-mail [email protected]

Compartilhar

Compartilhar pelo WhatsApp Compartilhar pelo Facebook mail_outline
Coronavírus (COVID-19): Clique aqui para ver orientações close