Ryanair, EasyJet e Virgin Atlantic: entenda o serviço das companhias aéreas low cost

Ryanair, EasyJet e Virgin Atlantic: entenda o serviço das companhias aéreas low cost

Banner 728x90 Banner 300x100

Quem pretende viajar de avião tem encontrado preços pouco convidativos. Afinal, o setor aéreo e o turismo foram reaquecidos após a pandemia de Covid-19. Dependendo do destino, os passageiros podem recorrer às companhias aéreas low cost, como a Ryanair, EasyJet e a Virgin Atlantic, para reduzir custos. 

As companhias chamadas de low cost, baixo custo na língua portuguesa, são empresas que vendem passagens com preços acessíveis. Ou seja, quando comparadas aos bilhetes emitidos pelas companhias tradicionais, elas possuem valores inferiores. 

No entanto, os preços dos voos são acessíveis por conta dos assentos simples no avião, serviços de bordo limitados, quantidade reduzida de bagagens, entre outras características. 

Quer conhecer mais sobre a modalidade de passagens e as companhias aéreas que oferecem o serviço? Continue a leitura e saiba mais sobre os voos com baixos custos.      

O que são companhias aéreas low cost?

Os voos tradicionais, oferecidos por empresas como a Latam, a Gol e a Azul, possuem uma série de serviços disponíveis. Os assentos são separados por categorias, as bagagens podem ser despachadas e os passageiros ainda têm, em alguns casos, serviços de snacks e alimentação nas viagens. 

Entretanto, os serviços extras oferecidos pelas grandes companhias aéreas têm taxas extras, uma vez que proporcionam uma viagem mais cômoda ao passageiro. Uma alternativa são os voos low cost, que possuem preços reduzidos e diminuem os custos para os viajantes. 

Você deve se perguntar: “por que os voos têm preços reduzidos?” 

Em tese, as companhias aéreas que oferecem os voos com baixa tarifa retiram os serviços extras que ficam disponíveis para os passageiros. Desse modo, é possível comercializar as passagens com preços menores, tornando uma alternativa para quem deseja economizar nos custos da viagem. Veja o que muda nos voos low cost: 

  • Não existe a divisão de assentos no avião, como ocorre em voos tradicionais. A aeronave possui apenas uma categoria básica, sem as poltronas de primeira classe ou executiva;
  • O despacho de bagagens não é feito. O passageiro viaja com apenas uma bagagem de mão, que ainda deve respeitar as dimensões indicadas pelas empresas; 
  • A tripulação possui menos colaboradores, mas o embarque e organização da aeronave devem respeitar as normas de segurança; 
  • No voo low cost, não há o oferecimento de refeições ou snacks;
  • O embarque e desembarque costumam ser feitos em aeroportos secundários, com certa distância dos grandes centros.  

Percebeu a diferença? Sabemos que se trata de uma viagem com menos benefícios e comodidades. Porém, para quem deseja economizar e viajar de avião, as companhias low cost podem ser uma alternativa. 

Veja abaixo quais são as principais empresas que operam neste segmento de baixo custo e descubra como comprar as passagens. 

Quais são as principais companhias aéreas low cost?

As companhias aéreas low cost operam em diversas regiões do mundo. Algumas empresas são referências na oferta de voos com baixas tarifas, como mostraremos a seguir. 

Geralmente, as companhias desta modalidade oferecem voos em território internacional com valores acessíveis. Além disso, as passagens podem ser compradas online, sem precisar se deslocar até agências e aeroportos.

Veja abaixo as três principais empresas para encontrar voos low cost. 

Conheça os serviços da Ryanair 

A Ryanair está entre as maiores companhias aéreas de baixo custo da Europa. As operações da empresa abrangem voos no continente, assim como algumas rotas para destinos no norte da África e no Oriente Médio.

Como dissemos há pouco, as companhias low cost costumam atuar em aeroportos secundários, com a redução de custos operacionais e serviços de bordo limitados. Este padrão é característico da Ryanair para a operação dos voos. 

As opções de viagens com baixo custo da empresa a tornaram uma das companhias aéreas mais populares na Europa para viajantes que buscam voos econômicos.

Caso pretenda viajar entre as regiões, vale a pena conferir os valores no site da companhia, mas avalie as regras e condições para contratar os voos. 

EasyJet: conheça a companhia aérea 

A EasyJet também é uma companhia aérea low cost e concentra os voos no continente europeu, região norte da África e Oriente Médio. Como ocorre na Ryanair, a empresa é conhecida por oferecer voos a preços acessíveis, quando comparados às companhias aéreas tradicionais.

Para os viajantes que estão nas regiões onde a EasyJet está em atividade e desejam economizar com passagens aéreas, os voos da companhia podem ser uma opção. Todavia, vale comparar preços e condições de pagamento. 

A EasyJet está em operação há 25 anos, sendo uma das principais companhias da Europa. De acordo com o site da empresa, 981 rotas são cobertas pela empresa, que oferta voos para 35 países, por meio de 154 aeroportos. 

Virgin Atlantic: entenda os serviços da empresa

A Virgin Atlantic é uma companhia aérea britânica, com voos de baixo custo no Reino Unido e também em outras regiões, como Estados Unidos, Caribe, África, Ásia e Oriente Médio. A empresa é especialmente conhecida por sua rota transatlântica entre o Reino Unido e os Estados Unidos.

Mesmo com aeronaves bem equipadas e design inovador, a Virgin Atlantic é reconhecida como uma companhia aérea low cost. Entre os viajantes que circulam na Europa e nas proximidades, a empresa é uma opção para quem busca uma experiência de voo acessível em viagens de longa distância.

Em 2024, a Virgin Atlantic começará a ofertar voos entre o Reino Unido e o Brasil.  Estima-se que o valor das passagens fique em £ 655, cerca de R$3,4 mil na cotação atual (23 de setembro de 2023).

As companhias aéreas low cost atuam no Brasil? 

A operação de companhias de baixo custo no Brasil ainda é pequena quando observamos, por exemplo, os países europeus. Até o momento, a Ryanair e a EasyJet não oferecem voos que saiam ou desembarquem no Brasil. 

A Virgin Atlantic, por sua vez, tem um projeto para operar no Brasil em 2024. 

Em contrapartida, a Sky Airline, a JetSmart e a Flybondi também são companhias low cost e têm atividade em território nacional. 

A Sky Airline contempla voos para a América Latina e Miami, nos Estados Unidos. A JetSmart também tem voos para a América do Sul, como Argentina e Chile. Por último está a Flybondi, que realiza voos para Londres (Inglaterra) e Buenos Aires (Argentina). 

Antes de viajar para os destinos, vale a pena conferir os valores das passagens em companhias low cost, mas também das empresas maiores. Em alguns casos, os preços praticados são altos e podem não ser vantajosos. Compare-os.    

Vale a pena viajar por companhias de baixo custo?  

As companhias aéreas low cost são uma alternativa para economizar na hora de viajar. Então, vale pesquisar os preços praticados nas empresas para organizar um roteiro de férias ou até mesmo viagens de trabalho. 

Entretanto, a comparação de preços com as companhias tradicionais é válida, uma vez que elas também comercializam voos econômicos e promocionais. De acordo com a época que pretende viajar, estude os valores para economizar.

Outro ponto essencial está na disponibilidade dos voos. Algumas viagens low cost estão vigentes apenas em determinados períodos, ou para certas localidades. Por isso, não deixe de comprar passagens que atendam suas necessidades.   

Decidiu viajar com uma low cost? Separamos algumas dicas para que você viaje por essas companhias com maior comodidade. Confira! 

1. Fique atento ao tamanho da bagagem 

Os voos efetuados pelas companhias low cost têm restrições relacionadas às bagagens. Na prática, as opções para despachar malas são limitadas, e a melhor alternativa é levar roupas e objetos apenas em uma bagagem de mão

Leia o regulamento no ato da compra e saiba as dimensões adequadas para levar uma bagagem que não prejudique sua experiência com tarifas extras. 

2. Esteja ciente com relação ao serviços de bordo 

Os serviços de bordo oferecidos em viagens tradicionais são limitados nos voos low cost. Isso ocorre justamente para reduzir os custos da viagem. Sendo assim, não crie expectativas com a distribuição de snacks e alimentos durante o voo. 

3. Veja as regras para fazer o check-in

Enquanto as maiores companhias têm a opção de reservar os assentos nas aeronaves em guichês, pelo site e aplicativo, os voos com baixas tarifas costumam liberar o check-in apenas online. Na hora de comprar as passagens, consulte as regras para a reserva de poltronas e não perca o voo. 

4. Consulte as normas gerais de embarque 

Além das regras que citamos acima, cada companhia aérea possui suas próprias políticas e processos. Então, vale entender as normas praticadas para evitar transtornos antes e durante o voo. 

Se houver dúvidas, entre em contato com as companhias e peça esclarecimentos. 

Problemas em sua viagem? Fale com a Voe Tranquilo! 

As companhias aéreas, assim como outras empresas que prestam serviços aos clientes, precisam garantir uma entrega satisfatória dos serviços. Caso contrário, os consumidores têm o direito de buscar os direitos junto aos órgãos responsáveis. 

Teve um voo cancelado, bagagens extraviadas ou problemas com embarque, mas não teve uma resposta satisfatória da empresa? A Voe Tranquilo tem especialistas prontos para te ajudar da melhor forma. 

O serviço está disponível online. Basta encaminhar algumas informações preliminares para que possamos avaliar o ocorrido. Acesse o nosso site e saiba mais! 

Veja também! 

Importante!

Esse texto tem caráter informativo e busca orientar consumidores sobre seus direitos. Somente um advogado é capaz de oferecer atendimento jurídico.

Caso seja necessária alguma retificação desse conteúdo, por favor, entre em contato pelo e-mail [email protected]

Compartilhar

Compartilhar pelo WhatsApp Compartilhar pelo Facebook mail_outline