Proteja sua bagagem e evite transtornos na sua próxima viagem internacional

Proteja sua bagagem e evite transtornos na sua próxima viagem internacional

Banner 728x90 Banner 300x100

Manter sua bagagem segura é indispensável para uma viagem tranquila. Saiba como proteger seus pertences.

O planejamento de uma viagem possui diferentes etapas. Quando o destino é internacional, os preparativos requerem ainda mais atenção. As bagagens, por exemplo, merecem uma atenção maior para evitar transtornos no trajeto de ida e volta.

Na hora de preparar as malas, os viajantes precisam selecionar roupas, calçados, acessórios e outros objetos para aproveitar a viagem com tranquilidade. Por isso, as bagagens precisam receber a proteção necessária durante o voo internacional. 

Os cuidados com a bagagem vão desde a identificação até a proteção com capas ou cadeados. Além disso, o material que compõe as malas também contribui para a preservação dos objetos. Confira como proteger as bagagens e o que fazer em caso de transtornos maiores. 

7 maneiras para proteger bagagens em viagens internacionais 

O extravio de bagagens é uma situação desagradável, ainda mais em voos internacionais. Entretanto, ainda existem outras situações que podem prejudicar suas malas e, consequentemente, a viagem, como a danificação dos objetos e da própria bagagem. 

Existem casos de extravio com maiores riscos para os passageiros. Infelizmente, há pessoas com más intenções que podem roubar as malas ou trocá-las no despacho. A troca pode prejudicar os responsáveis pelas bagagens de forma criminal. 

Nesse sentido, a proteção das bagagens em viagens internacionais se torna ainda mais indispensável. Por isso, trouxemos dicas para evitar dores de cabeça com extravio, danos ou troca de bagagens. Confira!

1. Identifique as bagagens antes do embarque

As malas de viagem, em voos nacionais ou internacionais, precisam da identificação do passageiro. Desse modo, a bagagem terá menores chances de ser confundida e levada por outro passageiro que esteja no aeroporto. 

O nome presente na bagagem também deve acompanhar outras informações. O telefone e endereço do viajante contribuem para que a mala possa ser entregue com maior agilidade para o responsável quando for encontrada pela empresa aérea. 

Nos aeroportos e traslados, existe a possibilidade de haver malas semelhantes. Por isso, a identificação com nome, endereço e contato acaba diminuindo as chances de possíveis confusões e transtornos. 

2. Coloque cadeado em sua mala 

Um objeto simples que protege a bagagem em viagens internacionais é o cadeado. Hoje, os turistas que pretendem despachar malas têm acesso a diferentes modelos para fechar a sua bagagem. Entre as opções estão os cadeados de chave e de segredo numérico. 

Os cadeados são encontrados com facilidade em chaveiros, casas de construção e outras lojas. É fundamental que as opções sejam seguras e resistentes. Por isso, consulte as marcas à venda e considere o modelo da mala. 

Alguns modelos de bagagens vêm com um sistema de segredo acoplado. Desse modo, a própria mala terá uma proteção contra possíveis violações, roubos e furtos. Entretanto, estude os valores antes de fazer a compra. Os valores das malas com segredo, quando comparados aos preços dos cadeados, tendem a ser maiores. 

3. Plastifique a bagagem ou utilize uma capa apropriada

Para proteger as bagagens em viagens internacionais, uma alternativa é a colocação de uma capa. Existe uma extensa variedade de capas, que podem ser fabricadas em tecido, plástico e outros materiais. Todavia, é essencial que a capa seja resistente e fique bem justa à mala. 

Outra vantagem em usar as capas apropriadas para bagagens é a possibilidade de diferenciá-las de outras malas. Ou seja, com o recurso, as chances de que outro passageiro pegue a sua bagagem por engano, ou vice-versa, serão menores. 

A plastificação das malas também é uma opção viável, tendo em vista que a proteção mantém os bolsos e o compartimento interno fechados. Nesse caso, recomendamos o uso de um plástico apropriado e que seja resistente. 

4. Compre malas feitas com materiais resistentes 

Além da proteção contra violações e possíveis extravios, quem vai viajar para destinos internacionais precisa escolher malas resistentes. O tratamento das bagagens nem sempre é feito com cuidado após o despacho no aeroporto. Por isso, o risco de quebra das malas e danificação de objetos internos é maior. 

No momento de comprar as bolsas ou malas para viajar, verifique na descrição das bagagens de qual material o produto é fabricado. Geralmente, as opções são feitas de tecido ou materiais rígidos, como polipropileno ou policarbonato.

As malas fabricadas com produtos rígidos protegem os objetos com maior efetividade. Por outro lado, as malas de tecidos podem rasgar durante o trajeto. Nesse sentido, os turistas têm a opção de plastificá-las ou colocar uma capa apropriada. 

Dica! Antes de efetuar a compra das malas para a sua viagem, verifique a classificação do produto feita por outros compradores. Assim, você terá uma garantia maior de que as bolsas vão proteger os objetos internos. 

5. Invista em tecnologias de rastreamento 

Com o avanço tecnológico, as empresas do ramo têm investido em tags e chaveiros para rastrear objetos, como as malas usadas em viagens internacionais. Os acessórios funcionam em conjunto com smartphones. Mesmo que os localizadores não tenham conexão com a internet, eles podem ser acompanhados por aplicativos. 

As companhias que fabricam smartphones e smartwatches, como Apple e Samsung, já oferecem opções de tags para facilitar a localização de objetos. Ou seja, os usuários sabem onde estão não só as bagagens, mas também chaves e mochilas. 

Cada opção de tag possui uma forma de configuração e ativação. Além disso, existem modelos para diversas finalidades. Não deixe de conferir a compatibilidade com o seu smartphone ou dispositivo móvel, como notebook e relógios.

6. Fotografe ou faça uma lista dos seus itens

A princípio, uma fotografia da sua mala parece algo dispensável. Porém, em caso de extravio ou transtornos no desembarque, o registro pode ser uma comprovação de que você é realmente o responsável pela bagagem. 

Quando ocorre o extravio de malas, as companhias aéreas podem solicitar uma foto para que a localização seja feita de forma ágil. Se houver uma foto da parte interna, por exemplo, a confirmação dos itens que estavam sendo levados ficará fácil. 

Vale ressaltar que, além das fotografias da parte interna e externa das bagagens, os passageiros que vão pegar voos internacionais podem listar os seus objetos. Caso cheguem ao destino e deem falta de algum item, a companhia aérea precisa ser acionada. 

7. Fique sempre de olho em sua bagagem no aeroporto

Uma viagem internacional desperta a ansiedade e expectativa dos viajantes, não é? Nesse sentido, é normal que as pessoas se distraiam com as telas de embarque no aeroporto ou até mesmo conversando com acompanhantes. Mas, isso pode ser perigoso. 

Sempre mantenha as suas bagagens por perto e confie apenas em quem estiver com você. Em aeroportos, o fluxo de passageiros é intenso, e não se pode confiar em qualquer indivíduo que se ofereça para ficar de olho em sua bagagem. 

Os cuidados também valem para a bagagem de mão que irá acompanhá-lo no avião. Fique por perto de mochilas e bolsas durante a espera do embarque e no desembarque da aeronave. 

É possível levar apenas bagagem de mão em voos internacionais? 

Os passageiros podem levar uma bagagem de mão em viagens internacionais, desde que as dimensões da bolsa ou mochila respeitem as regras da companhia aérea. Mas, é possível, em viagens internacionais, levar apenas uma bagagem? 

Em viagens internacionais, os passageiros precisam se preparar para diferenças de clima, trocas de peças ou até mesmo se houver emergências. Desse modo, a bagagem de mão pode não suprir as necessidades na viagem. 

Por outro lado, em viagens internacionais de curta duração, as mochilas e bolsas com maior espaço interno conseguem armazenar as roupas sem maiores transtornos. Avalie o destino e os dias de viagem para escolher as malas.  

Importante! Mesmo que a bagagem esteja com os passageiros no avião, os cuidados de identificação e proteção são indispensáveis. Então, fique atento à bolsa que está com você.

Teve problemas com bagagens em viagens internacionais? Conte com a Voe Tranquilo!   

Os cuidados com as bagagens são indispensáveis, em voos internacionais e nacionais. Entretanto, imprevistos podem acontecer, como o extravio ou danificação das malas. Nesses casos, o apoio da companhia aérea é obrigatório. 

De acordo com o período para a mala ser encontrada, a empresa deve prestar apoio ao passageiro. Quando a bagagem é localizada, é fundamental que ela seja entregue ao passageiro no local informado. 

No entanto, nem sempre as companhias aéreas vão prestar o apoio necessário ou reaver a bagagem em um curto período. Por isso, os viajantes devem buscar os seus direitos e uma compensação justa. 

A Voe Tranquilo trabalha para que os passageiros tenham os seus direitos garantidos em caso de problemas com as companhias aéreas, como o extravio de bagagens. Acesse o nosso site e explique o seu caso. 

Veja também! 

Importante!

Esse texto tem caráter informativo e busca orientar consumidores sobre seus direitos. Somente um advogado é capaz de oferecer atendimento jurídico.

Caso seja necessária alguma retificação desse conteúdo, por favor, entre em contato pelo e-mail [email protected]

Compartilhar

Compartilhar pelo WhatsApp Compartilhar pelo Facebook mail_outline