Novo passaporte brasileiro: tudo o que você precisa saber sobre o documento

Novo passaporte brasileiro: tudo o que você precisa saber sobre o documento

O novo passaporte brasileiro já foi apresentado, mas entrará em vigor apenas em setembro. Saiba mais sobre a nova versão do documento!

Banner 728x90 Banner 300x100

Uma novidade para os viajantes que gostam de visitar o exterior é o novo modelo do passaporte brasileiro. A nova versão do documento foi apresentada pelo Governo Federal em junho de 2022 e poderá ser solicitada a partir de setembro, quando ela passará a ser produzida.

Algumas das diferenças entre o novo passaporte e o documento atual são figuras que representam a fauna e a flora do país, assim como uma “imagem fantasma” do titular e um laminado de segurança sobre as suas informações de identificação.

Nesta matéria, confira tudo o que você precisa saber sobre a nova versão do documento exigido em viagens internacionais.

Como é o novo passaporte brasileiro?

O novo documento de viagem busca homenagear o Brasil como um todo, representando todas as regiões do país por meio de símbolos culturais e de biomas locais, como a Amazônia, o Cerrado, a Caatinga, a Mata Atlântica e o Pantanal. Além disso, a segurança também foi priorizada na alteração.

Esteticamente, todo o documento sofreu mudanças, incluindo a capa. As novidades são:

  • brasão da República na capa do passaporte;
  • capa com elementos da bandeira do Brasil em baixo relevo;
  • aumento de marcas d’água no interior do documento, passando de 9 para 13;
  • fundos invisíveis fluorescentes que só podem ser vistos com luz UV (na versão antiga, apenas o número das páginas possuía essa variação);
  • “imagem fantasma” do titular em preto e branco;
  • foto do titular formada pelos seus dados biométricos;
  • laminado de segurança sobre as informações na página de identificação.
novo-passaporte-brasileiro

O documento também oferece mais segurança, principalmente contra fraudes. Como não havia uma atualização do modelo há 16 anos, os dispositivos de segurança utilizados já estavam defasados.

A nova criação é fruto da parceria entre a Casa da Moeda do Brasil (CMB), a Polícia Federal (PF) e o Ministério das Relações Exteriores (MRE), e demandou diversos estudos sobre as tecnologias modernas antifraude.

Como solicitar o novo passaporte?

Apesar do novo modelo do passaporte, nada muda quanto ao processo de solicitação do documento, tampouco referente ao valor cobrado.

Sendo assim, o viajante que precisa tirar o seu passaporte deve reunir os documentos necessários e fazer o agendamento no site da Polícia Federal. Nesta etapa, um formulário deve ser preenchido com os dados pessoais do solicitante, seus documentos e dados complementares.

Em seguida, é necessário pagar a taxa de emissão – que pode ser paga por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU), Pix ou cartão de crédito – para, finalmente, agendar uma data e horário de atendimento em um posto credenciado. Em julho de 2022, a taxa de emissão é de R$257,25 ou, em casos de urgência, de R$334,42.

Assim, basta comparecer ao local escolhido com os documentos necessários para tirar a foto e recolher as impressões digitais, e retirar o passaporte quando ficar pronto. Você pode conferir um passo a passo detalhado desse processo nesta matéria.

Quem deve tirar a nova versão do documento?

Qualquer pessoa que queira ou precise tirar o seu passaporte, ou que precise renovar o seu documento por conta da validade, pode tirar a nova versão do documento. Porém, apesar de ter sido apresentado em junho, apenas em setembro ele entrará em vigor.

Além disso, quem já tem um passaporte, não precisa emitir outro só por causa do novo modelo. A validade do documento permanece a mesma – 10 anos -, e a troca não é obrigatória. Sendo assim, é possível fazer uma nova emissão apenas quando o passaporte estiver para vencer.

Quando utilizar o passaporte?

O passaporte é um dos documentos necessários em viagens internacionais. A exceção é para os países do Mercosul, como Bolívia, Colômbia, Equador, Chile, entre outros.

Nestes territórios, o passageiro brasileiro não precisa apresentar o passaporte, podendo apenas apresentar o RG dentro da validade. Vale saber que a CNH e outros documentos de identificação não são válidos nessa situação, mas apenas o RG.

Em uma viagem internacional, além do passaporte, o passageiro deve levar também o visto de acordo com o país de destino e com a necessidade (há países que não exigem visto de turistas), o Certificado Internacional de Vacinação e a Permissão Internacional para Dirigir (PID).

Outros documentos que também podem ser necessários são a apólice do seguro viagem, o comprovante da hospedagem e, é claro, as passagens aéreas. Confira nesta matéria a lista dos documentos necessários em viagens ao exterior.

Caso faça uma viagem internacional e o seu seguro viagem não cubra problemas com voo, como atraso, cancelamento, extravio de bagagem, perda de conexão ou embarque negado, você ainda pode contar com a ajuda da Voe Tranquilo! Somos uma empresa especializada em auxiliar o passageiro que teve seu voo atrasado ou cancelado, ou que teve outros tipos problemas com o seu voo.

Dependendo do seu caso, você pode ter direito a uma indenização. Preencha o nosso formulário e tenha uma avaliação gratuita do seu caso!

Quer saber mais sobre como podemos te ajudar? Entre em contato conosco pelo WhatsApp, (11) 96060-4053 (clique aqui para abrir a conversa), ou envie um e-mail para [email protected].

Veja também!

Cancelamento de voo internacional: conheça seus direitos

Os 10 melhores destinos internacionais: confira!

Importante!

Esse texto tem caráter informativo e busca orientar consumidores sobre seus direitos. Somente um advogado é capaz de oferecer atendimento jurídico.

Caso seja necessária alguma retificação desse conteúdo, por favor, entre em contato pelo e-mail [email protected]

Compartilhar

Compartilhar pelo WhatsApp Compartilhar pelo Facebook mail_outline