Passagem aérea em promoção devido ao coronavírus: vale a pena?
Em época de coronavírus, os passageiros podem ter uma grande economia comprando uma passagem aérea em promoção. Mas será que vale a pena?
Durante a pandemia do novo coronavírus, em 2020, a demanda de voos das companhias aéreas foi consideravelmente impactada e reduzida. Por outro lado, os passageiros conseguem economizar comprando uma passagem aérea em promoção, principalmente para datas mais distantes.
O momento é de resguardar a si e a seus familiares ficando em casa, mas isto não significa que você não possa planejar agora as futuras viagens que tem em mente. A situação é oportuna para conferir voos com antecedência e organizar sua agenda de modo prévio para a vida que se segue após a quarentena.
Vale ressaltar que a situação em outros países é um tanto imprevisível, então pode fazer sentido priorizar destinos nacionais.
Levando isso em consideração, buscamos entre as principais companhias aéreas e agências de viagens, promoções válidas e viáveis para o segundo semestre de 2020 e primeiro semestre de 2021. Vale a pena conferir!
*Atenção! As informações desta matéria correspondem aos primeiros meses da pandemia, especificamente em maio de 2020. Para informações mais atualizadas, clique aqui.
Como comprar passagem aérea em promoção em meio à pandemia do coronavírus?
Para conseguir aproveitar as promoções e comprar passagens aéreas por preços menores, é importante pesquisar bastante entre as principais companhias aéreas e agências de viagens antes de realizar a compra. Conforme a origem ou o destino do voo, os preços podem variar entre as empresas, e com a pesquisa, você garante a melhor opção.
Para ter mais facilidade na comparação dos preços das passagens aéreas, também vale acompanhar e seguir de perto as principais companhias aéreas nas suas redes sociais, uma vez que é por meio desses canais, normalmente, que são postadas ofertas-relâmpagos e outras promoções.
Abaixo, disponibilizamos o perfil oficial das principais companhias aéreas brasileiras no Facebook e também no Twitter.
No Facebook, a dica é acompanhar as páginas:
Já no Twitter, é possível seguir:
Esses são apenas alguns exemplos. Você pode pesquisar e encontrar o perfil da sua companhia aérea favorita nas redes sociais.
Outra dica é seguir sites de vendas e pesquisas de passagens, como Decolar, MaxMilhas e SkyScanner. Muitos, inclusive, permitem a criação de alertas quando as passagens atingem determinado preço. Ou, ainda, você pode manter o contato com um agente de viagens para te avisar sobre promoções especiais.
Além de realizar pesquisas, um fator que pode determinar o quanto você investe na passagem aérea é a antecedência.
Porque é importante comprar a passagem aérea com antecedência?
Um dos principais fatores que afetam o preço das passagens é a antecedência da compra. Assim, caso você se planeje para uma viagem com 6 meses de antecedência, por exemplo, é provável que pague muito mais barato do que quem compra a passagem em cima da hora.
Além de pagar menos, você também ajuda diretamente na manutenção do setor aéreo frente à crise.
Passagens aéreas em promoção pela pandemia de coronavírus (COVID-19)
LATAM
Na baixa temporada por conta do coronavírus, a LATAM vem oferecendo diversas ofertas-relâmpagos para destinos nacionais e internacionais.
Além disso, a companhia aérea disponibiliza a todos os passageiros que adquirem suas passagens agora, a vantagem de poderem remarcar a data e horário da viagem, sem multas e por até 1 ano.
Ou seja, você poderá comprar sua passagem aérea por preços abaixo do comum e terá até abril de 2021 para remarcar o seu voo, se for preciso.
Portanto, vale a pena ficar de olho e não deixar de aproveitar as promoções especiais neste período. Confira os detalhes e destinos operados pela LATAM clicando aqui.
GOL
A Gol, que já vem tomando medidas de combate ao coronavírus há algum tempo, diante do cenário de baixa demanda de voos, também tem oferecido ofertas e promoções na compra de passagens aéreas. Os preços incluem o trecho percorrido e até mesmo as próprias taxas de embarque.
Para conferir as ofertas para voos nacionais e internacionais com a Gol, acesse a plataforma exclusiva da companhia aérea clicando aqui.
AZUL
A Azul, para melhor atender e estimular as viagens aéreas, tanto nacionais quanto internacionais, também está proporcionando descontos e ofertas exclusivas nesse momento.
Vale a pena ficar atento às promoções-relâmpagos que disponibilizam passagens aéreas a bons preços para qualquer lugar do Brasil. Saiba mais clicando aqui!
Horário e data do voo influenciam no preço da passagem?
É verdade que a época do ano, o dia da semana e até mesmo o horário escolhido para voar podem influenciar o preço de sua passagem aérea em condições normais.
É comum que, em períodos de alta temporada, as passagens fiquem mais caras. Isso acontece, normalmente, no verão e no inverno, que coincidem com os feriados de Natal, Ano Novo, Carnaval e com as férias escolares do meio do ano.
Devido ao contexto atual fora do comum, a tendência é que os preços caiam para a alta temporada que está por vir, por conta da baixa demanda no setor aéreo e o crescente aumento das ofertas.
Portanto, caso precise ou esteja pensando em viajar no final do ano ou início do ano que vem, não deixe de acompanhar e se atentar às promoções oferecidas pelas principais companhias aéreas brasileiras. Lembrando que é possível conseguir descontos tanto em voos nacionais, quanto em voos internacionais.
Tenha mais informações sobre o coronavírus
Se você precisa ou quer ter mais informações sobre a pandemia do novo coronavírus e seus impactos, não deixe de conferir nossa página especial sobre este assunto. As atualizações são frequentes, tudo para que você fique sempre informado sobre a influência deste cenário sobre o setor aéreo. Para acompanhar, clique aqui.
Veja também!
Coronavírus: o que fazer com a minha passagem de avião?
Cuidados ao viajar de avião na pandemia: conheça os principais!
Importante!
Esse texto tem caráter informativo e busca orientar consumidores sobre seus direitos. Somente um advogado é capaz de oferecer atendimento jurídico. Texto revisado por Renato Haidamous Rampazzo, cadastrado na OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), seção de São Paulo, sob o número 406.543.
Caso seja necessária alguma retificação desse conteúdo, por favor, entre em contato pelo e-mail [email protected]
Compartilhar