Como conseguir o Green Card? Veja as regras para emitir o documento

Como conseguir o Green Card? Veja as regras para emitir o documento

Banner 728x90 Banner 300x100

Muitos brasileiros têm vontade de morar em outros países, como os Estados Unidos. Uma boa parte das pessoas buscam novas oportunidades de trabalho e estudo. No entanto, os indivíduos que desejam morar no país precisam respeitar uma série de leis e fazer a emissão de documentos, como o Green Card.

O documento, chamado também de US Permanent Resident Card, permite que estrangeiros residam dentro dos Estados Unidos. Na prática, o Green Card garante direitos de um cidadão americano ao portador da identidade, que pode trabalhar, estudar e viver no território.

A emissão do Green Card, assim como a imigração para os EUA, costuma despertar uma série de dúvidas para os interessados. Por isso, vamos explicar as principais regras sobre a emissão do documento. Antes, vamos explicar um pouco mais sobre a certidão. Continue a leitura!

O que é o Green Card?

O Green Card é o documento de permanência para estrangeiros nos Estados Unidos. Em suma, ele concede alguns direitos aos portadores, incluindo a liberação para trabalhar, estudar, comprar propriedades, entre outros processos dentro do país.

Algumas pessoas costumam confundir o Green Card com o visto americano, mas eles são documentos diferentes. Ambos concedem o direito de ficar nos Estados Unidos, porém, os vistos possuem um período menor de duração, dependendo do tipo. O Green Card, por sua vez, tem validade de 10 anos após os dois anos iniciais da emissão.

Outro ponto importante é que o Green Card não concede a cidadania norte-americana. Ou seja, mesmo portando o cartão de residência permanente, você não se tornará um cidadão dos Estados Unidos. Veja as regras para emitir o documento!

Quais as regras para conseguir o Green Card?

Existem algumas formas de obter o Green Card para viver nos Estados Unidos. No entanto, a maioria dos processos está ligada a fatores financeiros ou de parentescos. Veja abaixo quais são os requisitos e descubra se é possível retirá-lo com facilidade.

1. Casamento com um cidadão norte-americano

Casar-se com um cidadão norte-americano concede o direito de emitir o Green Card. Dessa forma, é possível morar, estudar e trabalhar no território dos Estados Unidos. No entanto, é importante que o matrimônio não seja feito com o único objetivo de conseguir o documento.

Logo após a união, é necessário passar por uma entrevista no departamento de imigração dos EUA. Lá, os interessados em obter o Green Card também devem apresentar o Formulário I-130. O documento consiste em uma petição para emitir o cartão de residência permanente no país, a partir do parentesco com um cidadão americano.

Ao longo deste processo, o departamento responsável por emitir o registro avalia a união do casal. Se for observado qualquer indício de fraude para obter o Green Card, os indivíduos podem ser enquadrados por crime federal.

Após a aprovação, o imigrante recebe um cartão de residência permanente com duração de dois anos. Então, uma nova entrevista é marcada e, se não houver separação, um novo Green Card é emitido com validade de 10 anos.

2. Ter uma oportunidade de trabalho nos Estados Unidos

Uma segunda maneira de conseguir o Green Card é a contratação por uma empresa dos EUA. Nesse sentido, o vínculo empregatício garante não só o direito de ocupar um cargo, mas também de estudar e viver no país.

Contudo, há regras para conseguir o Green Card a partir do vínculo com um empregador. O principal deles é a comprovação de que o colaborador será um elemento essencial para a empresa. Além disso, o funcionário deve apresentar o Formulário I-140, uma petição para ter o cartão de acordo com o vínculo das empresas.

3. Comprovar parentesco com cidadãos americanos

Além da possibilidade de conseguir o Green Card pelo matrimônio com um cidadão do país, comprovar o parentesco com um americano também pode facilitar a emissão do cartão. Ou seja, se você tiver pais, irmãos ou filhos que tenham a cidadania americana, é possível solicitar o cartão de residência permanente nos EUA.

Nesse caso, a petição que precisa ser entregue é o Formulário I-130.

4. Fazer investimentos nos Estados Unidos

Até 1º de julho de 2021, o investimento de capital em empresas consolidadas dentro do território norte-americano garantia a liberação do Green Card. No entanto, o EB-5, visto exclusivo emitido pelos EUA para atrair investidores de outros países, foi retirado do plano orçamentário do governo americano. Com isso, a regra está suspensa.

No período que esteve em vigor, a regra permitia a liberação do Green Card para quem aplicasse entre US$500 mil e US$ 1 milhão em empresas norte-americanas. Para os Estados Unidos, é uma forma de liberar a entrada de recursos para a economia, ao mesmo tempo que regulariza a situação de imigrantes com a liberação do cartão.

No momento, esta regra para obter o Green Card está suspensa, mas é possível que ela retorne nos próximos meses. Indicamos que você continue acompanhando nosso blog e outros veículos de imprensa para saber as novidades.

É possível comprar o Green Card para viver nos Estados Unidos?

Esta costuma ser uma dúvida comum entre as pessoas que desejam morar nos EUA. Entretanto, não é possível pagar valores para obter o direito de viver no país. Uma opção semelhante aos pagamentos são os investimentos em empresas do país, mas esta regra não está em vigor.

Como funciona o sorteio do Green Card?

Os Estados Unidos concedem, anualmente, 50 mil vistos permanentes para imigrantes por meio do Programa Anual de Visto de Diversidade. Em primeiro lugar, os interessados devem fazer parte dos grupos com taxas menores de imigração para os Estados Unidos. O sorteio é feito por computador, de maneira aleatória.

Para participar, os candidatos devem fazer uma única inscrição no site do Departamento de Estado dentro do período de inscrição. Se for sorteado, o imigrante precisa seguir todas as etapas estipuladas pelo Consulado e a Embaixada dos Estados Unidos, incluindo uma entrevista.

Por fim, o resultado sobre a emissão do Green Card ficará disponível no site do Departamento de Estado, onde os candidatos fazem a inscrição na Loteria de Vistos de Diversidade.

Importante! Os brasileiros não podem concorrer às vagas da Loteria de Vistos de Diversidade dos Estados Unidos para obter o Green Card.

Problemas com a companhia aérea? Conte com a Voe Tranquilo!

Os transtornos com empresas de transporte aéreo são comuns, mas você deve saber que não está sozinho. Na Voe Tranquilo, você encontra a ajuda necessária para que seus direitos como consumidor sejam respeitados.

Caso tenha tido um voo cancelado, bagagem extraviada, overbooking ou outros problemas, preencha o formulário e avalie gratuitamente o seu transtorno. Você pode ter direito a compensações por problemas causados pela companhia aérea.

Quer saber mais sobre como podemos te ajudar? Entre em contato pelo WhatsApp, ou envie um e-mail para [email protected]

Veja também!

O passo a passo de como tirar o visto

Países que exigem visto: saiba quais são!

Importante!

Esse texto tem caráter informativo e busca orientar consumidores sobre seus direitos. Somente um advogado é capaz de oferecer atendimento jurídico.

Caso seja necessária alguma retificação desse conteúdo, por favor, entre em contato pelo e-mail [email protected]

Compartilhar

Compartilhar pelo WhatsApp Compartilhar pelo Facebook mail_outline