‘Como saber se meu voo foi cancelado?’ Veja o passo a passo!

‘Como saber se meu voo foi cancelado?’ Veja o passo a passo!

Você pode saber se seu voo foi cancelado ou não por telefone, falando com as companhias aéreas, ou ainda pela internet. Saiba como!

Banner 728x90 Banner 300x100

Quando se tem uma viagem de avião marcada, é sempre bom ver com antecedência o status do voo. Porém, algumas pessoas podem se perguntar “como saber se meu voo foi cancelado?”. Apesar de entender a importância desta verificação, nem todos sabem como, realmente, fazer essa consulta.

É possível saber o status do voo de diversas formas. Você pode entrar em contato com a companhia aérea responsável ou, ainda, acessar sites que monitoram os voos.

Quer saber se o seu voo foi cancelado? Veja abaixo como consultar essa informação e entenda o que fazer se a companhia aérea cancelar o seu voo.

Afinal, como saber se meu voo foi cancelado?

A seguir, destacamos 3 formas diferentes de saber se o seu voo foi cancelado ou não. Confira.

1. Acesse os canais digitais da companhia aérea

A maioria das companhias aéreas permite que seus clientes façam o acompanhamento de seus voos por meio de seus canais digitais, como site e aplicativo.

Se a companhia aérea responsável pelo seu voo é a LATAM, você pode acessar o site ou o aplicativo – disponível para download no Google Play e na App Store – e buscar pela opção “status de voo”. Caso você esteja fazendo essa pesquisa pelo aplicativo, a opção estará dentro do ícone “Mais”, na parte inferior.

Depois disso, informe os locais de origem e destino e a data do seu voo. Você também pode optar por colocar o número do voo e a data. Assim, o seu voo aparecerá na tela e você poderá saber qual o seu status – confirmado, cancelado, se já aterrissou, entre outras condições.

Já se você comprou uma passagem aérea com a Gol, acesse o site ou aplicativo da companhia – disponível para download no Google Play e na App Store – e procure pela opção “Status de voo”. Pelo computador, encontre a opção passando o mouse sobre “Informações”, na parte superior da tela.

Já no celular, pelo navegador, acesse o menu lateral, sinalizado com três traços, e selecione “Informações”. Pelo aplicativo, basta expandir a barra principal de ferramentas arrastando-a para cima.

Selecionando a opção, você deverá inserir a data do seu voo e os locais de origem e destino. Se preferir, você também pode informar o número do voo. Informando esses dados, basta clicar em “consultar”. Na tela seguinte, você poderá ver quais são os voos da data informada, assim como o seu status e locais de origem e destino.

Por fim, se você escolheu voar com a Azul, acesse o site ou aplicativo da empresa – disponível para Android e iOS – e busque pela opção “Status de voo”. Pelo app, encontre a opção arrastando para o lado as opções de serviços, na parte debaixo da tela.

Acessando o site pelo computador, você encontrará a opção na barra superior, ao lado de “Check-in”. Já se você acessar o site pelo seu celular, prefira pesquisar o termo “status de voo Azul” no Google e clicar no primeiro resultado. Ou, se quiser, clique aqui.

Depois disso, basta informar a data do voo e os locais de origem e destino ou o número do voo. Assim, você verá o status do seu voo e saberá se ele foi cancelado ou não.

2. Fale com a companhia aérea por telefone

Se você preferir, você também pode fazer o rastreio do seu voo e saber se ele foi cancelado ou não ligando para a companhia aérea responsável por ele.

Em nenhum momento você deverá informar os seus dados pessoais, mas apenas os dados do voo, como data e origem e destino, ou o número do voo, se você o tiver.

Para falar com a LATAM, ligue para o número 4002 5700 de capitais brasileiras, ou para o 0300 570 5700 de todo o Brasil. O número para ligações do exterior é +55 11 4002 5700 e o para deficientes auditivos é 0800 055 5500.

Já se você quiser falar com a Gol, ligue para 0300 115 2121 ou para +55 11 5504 4410 do exterior. O contato para pessoas com deficiência auditiva é 0800 709 0466.

Se a companhia aérea responsável pelo seu voo for a Azul, ligue para 4003 1118 de capitais e regiões metropolitanas, e de demais localidades, para 0800 887 1118. O telefone do atendimento especial para deficientes auditivos é 0800 881 0500.

3. Acesse plataformas para rastrear voos

Você ainda pode saber se seu voo foi cancelado ou não acessando plataformas que rastreiam os voos nacionais e internacionais, sem a necessidade de falar com a companhia aérea.

O portal da Infraero, por exemplo, permite que os consumidores rastreiem os voos nacionais, que têm origem e destino no Brasil. Para usar, basta acessar esse site e preencher os campos com as informações do voo. Você deverá selecionar o aeroporto, a companhia aérea e, se tiver, o número do voo.

Na tela seguinte, caso você tenha selecionado o aeroporto de destino, permaneça na aba “Chegadas”, em azul. Já se você selecionou o aeroporto de origem, vá para a aba “Partidas”, em verde. Assim, você poderá ver todos os voos daquele aeroporto e os seus status.

Outra plataforma é a FlightAware. Na sua página inicial, é possível informar o número do voo ou os aeroportos de origem e destino. Assim, logo na tela seguinte, você poderá ver quais são os voos e suas respectivas companhias responsáveis, números, status e horários de partida e chegada.

Quando pesquisar sobre o status do meu voo?

Se você tem um voo marcado, o recomendado é que você consulte o status do voo com, pelo menos, 72 horas de antecedência. Ao menos 3 dias antes da sua viagem de avião, entre em contato com a companhia aérea ou acesse os sites de rastreio de voos e veja se seu voo ainda está confirmado.

Caso você faça a pesquisa um dia antes e não encontre o seu voo, você ainda pode acessar o espaço virtual da companhia e procurar os dados da sua passagem. Porém, se você estiver fazendo a consulta no dia da viagem, o seu voo deve aparecer no resultado da pesquisa.

E se o meu voo for cancelado?

Quando uma companhia aérea decide cancelar um voo, seja qual for o motivo, ela deve oferecer uma solução ao passageiro que foi afetado.

Em casos em que o cancelamento se dá após algumas horas de atraso, a empresa precisa fornecer a assistência material aos seus clientes, de acordo com o tempo de espera.

Já se o cancelamento foi definido antes de existir um atraso, ou ainda se o atraso superou 4 horas, a companhia deve dar ao passageiro a opção de reacomodação em outro voo para o mesmo destino, remarcação do voo ou o reembolso integral da passagem, inclusive das taxas.

Além disso, caso o cancelamento gere um atraso de mais de 4 horas no aeroporto de destino, o passageiro ainda pode pedir uma indenização. Se isso aconteceu com você, a Voe Tranquilo pode te ajudar! Clique aqui para ter uma avaliação gratuita do seu caso e saber se você tem direito ou não a uma compensação.

A Voe Tranquilo é uma empresa especializada em auxiliar os passageiros que passaram por um cancelamento de voo, deixando-os cientes sobre todos os seus direitos diante de situações como esta.

Quer saber mais sobre como podemos te ajudar? Acesse o nosso site ou entre em contato conosco pelo WhatsApp, (11) 96060-4053 (clique aqui para abrir a conversa), ou e-mail ([email protected]).

Veja também!

Voo cancelado: entenda os direitos do passageiro

Alteração, cancelamento e reembolso de voo: como fazer?

Importante!

Esse texto tem caráter informativo e busca orientar consumidores sobre seus direitos. Somente um advogado é capaz de oferecer atendimento jurídico.

Caso seja necessária alguma retificação desse conteúdo, por favor, entre em contato pelo e-mail [email protected]

Compartilhar

Compartilhar pelo WhatsApp Compartilhar pelo Facebook mail_outline