Ícone do site Voe Tranquilo

‘Como saber se meu voo foi cancelado?’ Veja o passo a passo!

Como saber se meu voo foi cancelado

'Como saber se meu voo foi cancelado?' Veja o passo a passo!

Quando se tem uma viagem de avião marcada, é sempre bom ver com antecedência o status do voo. Porém, algumas pessoas podem se perguntar “como saber se meu voo foi cancelado?”. Apesar de entender a importância desta verificação, nem todos sabem como, realmente, fazer essa consulta.

É possível saber o status do voo de diversas formas. Você pode entrar em contato com a companhia aérea responsável ou, ainda, acessar sites que monitoram os voos.

Quer saber se o seu voo foi cancelado? Veja abaixo como consultar essa informação e entenda o que fazer se a companhia aérea cancelar o seu voo.

Afinal, como saber se meu voo foi cancelado?

A seguir, destacamos 3 formas diferentes de saber se o seu voo foi cancelado ou não. Confira.

1. Acesse os canais digitais da companhia aérea

A maioria das companhias aéreas permite que seus clientes façam o acompanhamento de seus voos por meio de seus canais digitais, como site e aplicativo.

Se a companhia aérea responsável pelo seu voo é a LATAM, você pode acessar o site ou o aplicativo – disponível para download no Google Play e na App Store – e buscar pela opção “status de voo”. Caso você esteja fazendo essa pesquisa pelo aplicativo, a opção estará dentro do ícone “Mais”, na parte inferior.

Depois disso, informe os locais de origem e destino e a data do seu voo. Você também pode optar por colocar o número do voo e a data. Assim, o seu voo aparecerá na tela e você poderá saber qual o seu status – confirmado, cancelado, se já aterrissou, entre outras condições.

Já se você comprou uma passagem aérea com a Gol, acesse o site ou aplicativo da companhia – disponível para download no Google Play e na App Store – e procure pela opção “Status de voo”. Pelo computador, encontre a opção passando o mouse sobre “Informações”, na parte superior da tela.

Já no celular, pelo navegador, acesse o menu lateral, sinalizado com três traços, e selecione “Informações”. Pelo aplicativo, basta expandir a barra principal de ferramentas arrastando-a para cima.

Selecionando a opção, você deverá inserir a data do seu voo e os locais de origem e destino. Se preferir, você também pode informar o número do voo. Informando esses dados, basta clicar em “consultar”. Na tela seguinte, você poderá ver quais são os voos da data informada, assim como o seu status e locais de origem e destino.

Por fim, se você escolheu voar com a Azul, acesse o site ou aplicativo da empresa – disponível para Android e iOS – e busque pela opção “Status de voo”. Pelo app, encontre a opção arrastando para o lado as opções de serviços, na parte debaixo da tela.

Acessando o site pelo computador, você encontrará a opção na barra superior, ao lado de “Check-in”. Já se você acessar o site pelo seu celular, prefira pesquisar o termo “status de voo Azul” no Google e clicar no primeiro resultado. Ou, se quiser, clique aqui.

Depois disso, basta informar a data do voo e os locais de origem e destino ou o número do voo. Assim, você verá o status do seu voo e saberá se ele foi cancelado ou não.

2. Fale com a companhia aérea por telefone

Se você preferir, você também pode fazer o rastreio do seu voo e saber se ele foi cancelado ou não ligando para a companhia aérea responsável por ele.

Em nenhum momento você deverá informar os seus dados pessoais, mas apenas os dados do voo, como data e origem e destino, ou o número do voo, se você o tiver.

Para falar com a LATAM, ligue para o número 4002 5700 de capitais brasileiras, ou para o 0300 570 5700 de todo o Brasil. O número para ligações do exterior é +55 11 4002 5700 e o para deficientes auditivos é 0800 055 5500.

Já se você quiser falar com a Gol, ligue para 0300 115 2121 ou para +55 11 5504 4410 do exterior. O contato para pessoas com deficiência auditiva é 0800 709 0466.

Se a companhia aérea responsável pelo seu voo for a Azul, ligue para 4003 1118 de capitais e regiões metropolitanas, e de demais localidades, para 0800 887 1118. O telefone do atendimento especial para deficientes auditivos é 0800 881 0500.

3. Acesse plataformas para rastrear voos

Você ainda pode saber se seu voo foi cancelado ou não acessando plataformas que rastreiam os voos nacionais e internacionais, sem a necessidade de falar com a companhia aérea.

O portal da Infraero, por exemplo, permite que os consumidores rastreiem os voos nacionais, que têm origem e destino no Brasil. Para usar, basta acessar esse site e preencher os campos com as informações do voo. Você deverá selecionar o aeroporto, a companhia aérea e, se tiver, o número do voo.

Na tela seguinte, caso você tenha selecionado o aeroporto de destino, permaneça na aba “Chegadas”, em azul. Já se você selecionou o aeroporto de origem, vá para a aba “Partidas”, em verde. Assim, você poderá ver todos os voos daquele aeroporto e os seus status.

Outra plataforma é a FlightAware. Na sua página inicial, é possível informar o número do voo ou os aeroportos de origem e destino. Assim, logo na tela seguinte, você poderá ver quais são os voos e suas respectivas companhias responsáveis, números, status e horários de partida e chegada.

Quando pesquisar sobre o status do meu voo?

Se você tem um voo marcado, o recomendado é que você consulte o status do voo com, pelo menos, 72 horas de antecedência. Ao menos 3 dias antes da sua viagem de avião, entre em contato com a companhia aérea ou acesse os sites de rastreio de voos e veja se seu voo ainda está confirmado.

Caso você faça a pesquisa um dia antes e não encontre o seu voo, você ainda pode acessar o espaço virtual da companhia e procurar os dados da sua passagem. Porém, se você estiver fazendo a consulta no dia da viagem, o seu voo deve aparecer no resultado da pesquisa.

E se o meu voo for cancelado?

Quando uma companhia aérea decide cancelar um voo, seja qual for o motivo, ela deve oferecer uma solução ao passageiro que foi afetado.

Em casos em que o cancelamento se dá após algumas horas de atraso, a empresa precisa fornecer a assistência material aos seus clientes, de acordo com o tempo de espera.

Já se o cancelamento foi definido antes de existir um atraso, ou ainda se o atraso superou 4 horas, a companhia deve dar ao passageiro a opção de reacomodação em outro voo para o mesmo destino, remarcação do voo ou o reembolso integral da passagem, inclusive das taxas.

Além disso, caso o cancelamento gere um atraso de mais de 4 horas no aeroporto de destino, o passageiro ainda pode pedir uma indenização. Se isso aconteceu com você, a Voe Tranquilo pode te ajudar! Clique aqui para ter uma avaliação gratuita do seu caso e saber se você tem direito ou não a uma compensação.

A Voe Tranquilo é uma empresa especializada em auxiliar os passageiros que passaram por um cancelamento de voo, deixando-os cientes sobre todos os seus direitos diante de situações como esta.

Quer saber mais sobre como podemos te ajudar? Acesse o nosso site ou entre em contato conosco pelo WhatsApp, (11) 96060-4053 (clique aqui para abrir a conversa), ou e-mail (ola@voetranquilo.com).

Veja também!

Voo cancelado: entenda os direitos do passageiro

Alteração, cancelamento e reembolso de voo: como fazer?